Notícias

“Cabo Verde valoriza a contribuição da Diáspora e promove parceria estratégica para o desenvolvimento do país” – Ministro Jorge Santos

“O 5 de Julho marca um marco político muito especial para Cabo Verde, pois é o dia em que a Nação passou a dispor de um Estado, após um longo período de vivência sob o jugo colonial, o tráfico de escravos, as secas e as fomes. Essas adversidades moldaram a personalidade, a cultura e a tenacidade dos cabo-verdianos”, conisderou o Ministro.

Cabo Verde reconhece e valoriza a importância da sua Diáspora em todas as fases de afirmação e desenvolvimento da Nação nos últimos cinco séculos. Esta afirmação foi feita pelo Ministro das Comunidades, Jorge Santos, nos Estados Unidos de América (EUA), durante as celebraçções de 5 de Julho, dia da Independência Nacional.

“O 5 de Julho marca um marco político muito especial para Cabo Verde, pois é o dia em que a Nação passou a dispor de um Estado, após um longo período de vivência sob o jugo colonial, o tráfico de escravos, as secas e as fomes. Essas adversidades moldaram a personalidade, a cultura e a tenacidade dos cabo-verdianos”, conisderou o Ministro.

Jorge Santos assinalou que os cabo-verdianos, na Diáspora e em Cabo Verde, celebram a independência todos juntos como um povo unido pela profundidade que esta data representa para todos os Cabo-verdianos e os seus descendentes de todas as gerações.

“Cabo Verde começou a conquistar o seu lugar no mundo com os cabo-verdianos que partiram para a Diáspora, que hoje é estimada em mais de um milhão e meio, do qual mais de 700 mil residem nos EUA”, afirmou Jorge Santos, considerando que “celebrar o 48.º aniversário da Independência Nacional é orgulho que conseguimos construir um País de Desenvolvimento Médio, com uma democracia de referência em África e no mundo, com eleições livres, segura, com respeito pelos direitos humanos e pelas leis, com liberdade de imprensa, com um sistema judicial independente”.

O Ministro considera que a Diáspora teve um papel primordial em todo o processo de Independência de Cabo Verde desde o inicio.”Este é o testemunho de que o sentir e ser Cabo-verdiano transcende o simples declarar de amor a Cabo Verde”, enfatizou.

Durante as comemorações do 48.º aniversário da Independência Nacional nos EUA, Jorge Santos rendeu homenagem aos Heróis Nacionais, aos Combatentes da Liberdade da Pátria e àqueles que estão na Diáspora, destacando o seu importante papel na luta pela independência e na construção do Estado de direito democrático.

No seu discurso, o Ministro também abordou os desafios enfrentados pelo país, especialmente, devido à profunda crise económica e financeira que afeta não só a Cabo Verde, mas também a diversos países do mundo. Por isso, enfatizou, o Governo cabo-verdiano tem adotado medidas rápidas para minimizar o sofrimento dos mais vulneráveis e a Diáspora cabo-verdiana tem desempenhado um papel cada vez mais vital, garantindo suporte financeiro para muitas famílias, através das remessas financeiras e sociais.

Jorge Santos ressaltou a importância da participação ativa da Diáspora na vida política do país, desde o advento da democracia em 1991. “A Diáspora cabo-verdiana tem sido ouvida nas decisões fundamentais do Estado, participando ativamente nas eleições legislativas e presidenciais, inclusive elegendo deputados da emigração para a Assembleia Nacional”.

O Governo de Cabo Verde reconhece e valoriza o papel preponderante da Diáspora em todo o processo de desenvolvimento do país nas vertentes económica, social, política e cultural. Nesse sentido, disse, o Executivo tem implementado políticas públicas ativas para incentivar a participação dos cabo-verdianos no exterior no processo de desenvolvimento do país. O reforço do quadro legal existente e a criação de novos mecanismos são exemplos dessas ações.

O Ministro das Comunidades reiterou a sua disponibilidade em trabalhar intensamente para forjar políticas públicas que promovam a total integração e participação de todos os cabo-verdianos nos destinos da Nação. “O Governo tem priorizado uma governação de proximidade, ouvindo atentamente e respondendo às demandas reais da população, onde quer que estejam”, salienta.

A parceria estratégica entre o Governo de Cabo Verde e a Diáspora é essencial nessa trajetória exigente rumo ao desenvolvimento sustentável e modernização do país. O investimento das comunidades no exterior é fundamental para potencializar mais e melhores oportunidades para a Diáspora e os seus descendentes que optarem por investir nas ilhas.

Com o reconhecimento do papel vital desempenhado pela Diáspora, Cabo Verde está comprometido em fortalecer ainda mais os laços entre o país e as suas comunidades espalhadas pelo mundo. O desenvolvimento de políticas públicas inclusivas e a criação de mecanismos para impulsionar as oportunidades de negócios e investimentos são prioridades deste Governo.

O Ministro das Comunidades enfatizou a importância da governação de proximidade, ouvindo as necessidades e demandas da população para melhor atender às expectativas da diáspora e dos cabo-verdianos em geral.

O governo está empenhado em enfrentar os desafios económicos e sociais que o país enfrenta, com o apoio e envolvimento ativo da Diáspora. Através do fortalecimento do quadro legal existente e da implementação de novas medidas, o Governo busca criar um ambiente favorável para que os cabo-verdianos no exterior possam contribuir ainda mais para o desenvolvimento sustentável de Cabo Verde.

A parceria estratégica entre o governo e a Diáspora é essencial para o crescimento de Cabo Verde. O reconhecimento e valorização do papel dos cabo-verdianos no exterior é um passo fundamental para alcançar um futuro próspero e promissor para todos os cabo-verdianos, onde quer que estejam.