Notícias

Cabo Verde vai ter Seleção Nacional de Futebol para invisuais

Cabo Verde poderá vir a ter uma seleção nacional de futebol para invisuais, conforme avançou o Assessor para o desenvolvimento do futebol da Federação Internacional de Desporto para Invisuais (IBSA), Toussaint Akpweh, que teve um encontro de trabalho com o Ministro do Desporto, Fernando Elísio Freire, na tarde desta quarta-feira, 19 de outubro, com o propósito de apresentar projeto de futebol para invisuais em Cabo Verde.

ibsa_site.jpg

Segundo as declarações daquele dirigente após o encontro, o projeto apresentado ao Ministro do Desporto de Cabo Verde que visa a criação de uma seleção nacional de futebol para invisuais é importante e ambicioso, tendo o governante dado o seu aval para a sua implementação no País para o desenvolvimento do desporto nacional.

“A sociedade cabo-verdiana é aberta para todos, ou seja, todos os cabo-verdianos gostam do futebol e foi o que constatei numa visita à Cidade da Praia pela existência de vários campos relvados para a prática do desporto”, disse o representante da IBSA.

Assim, para aquele dirigente desportivo Cabo Verde poderá ser o primeiro país a implementar esse projeto para invisuais nos próximos quatro anos, levando o País ao pódio a nível continental, mundial e Paraolímpico.

De realçar que esta iniciativa que visa incluir os jovens com deficiência que querem praticar futebolvai de encontro com um dos objetivos do programa do Governo para uma sociedade mais inclusiva.

Recorde-se que o representante do IBSA e Diretor de Desportos da União Nacional de Cegos e Deficientes Visuais da França esteve em Cabo Verde para encontros com o Comité Paralímpico de Cabo Verde (COPAC), bem como outras entidades e Instituições do desporto Paralímpico nacional com o propósito de apresentar propostas de parcerias no campo do desporto Paralímpico.

A IBSA é uma federação internacional de desporto que tem como propósito trabalhar para a inclusão dos invisuais, particularmente, na área desportiva, oferece um vasto leque de disciplinas desportivas. O seu principal objetivo é organizar competições desportivas e atividades onde os cegos podem competir em igualdade de condições com os seus pares.