O Presidente da Comissão da CEDEAO, Marcel Alain de Souza, terminou nesta quarta-feira, 15 de fevereiro, uma visita oficial de três dias, a Cabo Verde, tendo em vista promover uma maior visibilidade da CEDEAO em Cabo Verde e de Cabo Verde naquele Organismo regional.
Vários pontos preencheram a agenda de trabalho com o chefe da diplomacia cabo-verdiana, com destaque para a promoção de uma participação sustentada de Cabo Verde na CEDEAO, a questão da segurança nos Estados Membros e mecanismos de uma maior integração económica na União.
Em declarações à imprensa, Marcel Alain de Souza manifestou a necessidade de uma maior participação dos quadros cabo-verdianos nos diversos órgãos e departamentos da CEDEAO, aumentando assim a representatividade do arquipélago naquele organismo. Sublinhou a necessidade de acelerar o processo da Tarifa Externa Comum que, em alguns países membros, já está instalada. “Cabo Verde como país insular tem um desafio maior em relação aos demais países membros da CEDEAO e a questão dos transportes é fulcral”.
O estabelecimento de uma ligação marítima, no âmbito do SEALINK (projeto de companhia marítima enquadrado como prioritário no Programa Comunitário da CEDEAO) encontra-se numa fase avançada, adiantou o Ministro dos Negócios Estrangeiros e Comunidades, Luís Filipe Tavares, sublinhando que irá reforçar a integração, através da economia e do comércio. Uma medida consensual entre as partes e há muito aguardado.
“Cabo Verde tem grande interesse no estabelecimento dessa ligação marítima como um país insular, é uma condição essencial para o incremento das relações com os demais Estados”, enfatizou Luis Filipe Tavares.
Em visita ao Núcleo Operacional para a Sociedade de Informação (NOSI), sublinhou que esta instituição poderá ser um centro de interesse para os 15 Estados Membros, na partilha de experiencias, reforço e consolidação democrática.
O Comissário encarregue das Telecomunicações e das Tecnologias da Informação, Isaías Barreto da Rosa, e o Comissário para os Recursos Humanos,João Silva Monteiro, fizeram parte da Delegação chefiada pelo Presidente da Comissão da CEDEAO.
Durante a sua estadia no nosso país foi recebido em audiência pelo Presidente da República, Jorge Carlos de Almeida Fonseca e pelo Primeiro Ministro, Ulisses Correia e Silva. Manteve encontros de trabalho não só com o Ministro dos Negócios Estrangeiros e Comunidades, Luis Filipe Tavares, mas também, com várias entidades governamentais, nomeadamente, o Ministro da Economia e Emprego, José da Silva Gonçalves, e o Ministro das Finanças, Olavo Correia.