Notícias

Cabo Verde vai contar com financiamento de 14 milhões de dólares do Fundo Global para o Ambiente

“Trata-se de projetos que são basicamente donativos, não são créditos, mas que exigem de facto um bom planeamento e é o que nós vamos fazer aqui hoje".

Cabo Verde vai contar, para o ano que vem, com cerca de 14 milhões de dólares do Fundo Global para o Ambiente para o financiamento de dois projetos que visam apoiar o país na sua caminhada de adaptação às mudanças climáticas.

Conforme avançou o Ministro da Agricultura e Ambiente, Gilberto Silva, Cabo Verde está sempre neste processo de melhorar o acesso aos financiamentos globais para poder assegurar financiamento de projetos, que visam a transição dos sistemas agroalimentares, mas também das economias azul e verde, isto tendo em conta o contexto das mudanças climáticas.

“Trata-se de projetos que são basicamente donativos, não são créditos, mas que exigem de facto um bom planeamento e é o que nós vamos fazer aqui hoje”.

Os projetos “Accelerating Cabo Verde´s transition to a green and blue economy e Climate change adaptation of Cabo Verde’s agri-food systems for improved food security and livelihoods”, já têm aval de financiamento em cerca de 14 milhões de dólares, mas que irão ser alavancados com mais recursos no valor de 42 milhões de dólares, dependendo do bom planeamento.

Em ambos os projetos, se promove a inovação metodológica e tecnológica e melhora o ambiente propício à tomada de decisões, facilitando financiamentos e pagamentos por serviços dos ecossistemas com o objetivo de melhorar a sustentabilidade ambiental e melhorar os rendimentos e a vida das pessoas, apoiando a ação climática do país.