Notícias

Cabo Verde vai acolher a X Bienal de Jovens Criadores da CPLP em 2021

O nosso país vai acolher pela segunda vez a Bienal de Jovens Criadores da Comunidade de Países da Língua Portuguesa (CPLP), desta feita a X edição em julho de 2021. A decisão saiu da XII Reunião dos Ministros da Juventude e Desporto que decorre em Luanda

O nosso país vai acolher pela segunda vez a Bienal de Jovens Criadores da Comunidade de Países da Língua Portuguesa (CPLP), desta feita a X edição em julho de 2021. A decisão saiu da XII Reunião dos Ministros da Juventude e Desporto que decorre em Luanda, Angola, e que deliberou também que XIII edição desta reunião terá lugar em Cabo Verde no mesmo ano.

O momento será, com certeza, uma grande oportunidade para que os jovens cabo-verdianos possam interagir com outros jovens da CPLP com base nas perspetivas culturais de cada um e nas diversas formas de expressão.

Adotada pela I Conferência de Ministros Responsáveis pela Juventude e pelo Desporto da CPLP realizada em Portugal, Cidade de Lisboa, em 1996, a Bienal de Jovens Criadores é um espaço de diálogo e intercâmbio multicultural e artístico entre jovens e que se realiza de dois em dois anos e num dos países membros da CPLP.

O evento visa contribuir para o reforço do processo de integração da juventude, aproximação, intercâmbio e debate entre as diferentes identidades culturais e artísticas, bem como promover espaço de debate e de reflexão sobre o mosaico de criações artísticas e culturais dos jovens.

Recordamos que a primeira Edição da Bienal de Jovens Criadores da CPLP foi realizada em 1998, cidade da Praia, Cabo Verde.

A IX Bienal de Jovens Criadores da CPLP decorre a partir de hoje, 24, a 29 de julho, no Museu de História Militar, em Luanda, sob o lema “Juventude da CPLP unida pela Cultura” e Cabo Verde estará representado por quatro jovens ligados ao setor da Cultura.