Notícias

Cabo Verde vai acolher a 64ª Reunião da Comissão Regional da Organização Mundial do Turismo para África (CAF)

Os Estados Membros da Comissão Regional da Organização Mundial do Turismo para África (CAF), decidiram escolher Cabo Verde para receber e organizar, no próximo ano, a 64.ª Reunião da Comissão Regional da Organização Mundial do Turismo para África (CAF).

Os Estados Membros da Comissão Regional da Organização Mundial do Turismo para África (CAF), decidiram escolher Cabo Verde para receber e organizar, no próximo ano, a 64.ª Reunião da Comissão Regional da Organização Mundial do Turismo para África (CAF).

O anúncio foi feito em conferência de imprensa pelo Ministro do Turismo e Transportes, Carlos Santos, no quadro da sua participação na 63.ª Reunião da CAF, realizada nesta segunda-feira, por videoconferência, e que juntou todos os Estados africanos membros da OMT e instituições internacionais relacionadas com o setor do turismo, no âmbito da situação pandémica que também assola o continente com impactos desastrosos para o setor do turismo.

Segundo Carlos Santos, esta é uma boa notícia “para o nosso turismo, mas também para o reconhecimento daquilo que é o nosso País como pequeno Player nesse mercado. Um mercado que é muito disputado e que exige de nós cada vez mais uma estratégia de qualificação do produto para continuarmos a ser e a merecer a escolha daqueles que visitam o nosso país e os destinos turísticos”.

Carlos Santos sublinhou ainda que o balanço da 63.ª Reunião da CAF foi muito positivo uma vez que foram discutidos e analisados dois pontos essenciais da agenda: (i) uma avaliação sobre o impacto do COVID-19 a nível do turismo e dos transportes e o (II) realinhamento da Agenda da OMT para África – Prioridades do Turismo para Crescimento Inclusivo.

Estas recomendações, que já vinham sendo desenvolvidas e apresentadas pela OMT, salienta Carlos Santos, não fogem àquilo que Cabo Verde tem estado a implementar. “Ou seja, a OMT tem estado a falar em dois tipos de recomendações: fazer a gestão de crise, no sentido de proteger o emprego, as empresas e os rendimentos e preparar o amanhã e criar estímulos para o recomeço do turismo que, aliás, é aquilo que o Governo de Cabo Verde tem estado a adotar em sintonia com as recomendações da OMT.”

O Ministro diz sentir satisfeito com a realização desta reunião que, pela primeira vez é feita em teleconferência, demonstrando que a África e o mundo está a passar por um momento em que é preciso olhar para a realização de reuniões de uma outra forma e começar a utilizar as tecnologias digitais para encurtar distância e a esse novo normal que muito se fala neste momento.

De notar que depois da Iª Conferência Ministerial da ICAO e OMT sobre o Turismo e Transporte Aéreo em África (ICMTATA), realizada em Santa Maria na Ilha do Sal em março de 2019, eis que Cabo Verde vai ser palco de mais um grande evento internacional desta feita só para o setor do Turismo. Cabo Verde é desde 2016, membro do Conselho Executivo (CE) da OMT e um dos Vice-Presidentes da Assembleia Geral, para o qual foi reeleito em setembro de 2019. Igualmente, nessa data, foi eleito um dos Vice-Presidente do CE até o final de 2021.