Notícias

Cabo Verde Triangle Trail faz parte da estratégia do Governo de colocar o nosso país no mapa

O Ministro do Desporto, Fernando Elísio Freire, afirmou hoje, 02 de julho, que o evento Cabo Verde Triangle Trial vai ao encontro do que tem sido a estratégia do Governo em colocar Cabo Verde como uma referencia no Continente africano e na nossa região a nível de organização de eventos desportivos. As palavras do Ministro foram proferidas no ato de apresentação oficial do Cabo Verde Triangle Trial que aconteceu hoje, terça-feira, na Cidade da Praia, promovida pela empresa organizadora In Totum Lda.

O Ministro do Desporto, Fernando Elísio Freire, afirmou hoje, 02 de julho, que o evento Cabo Verde Triangle Trail vai ao encontro do que tem sido a estratégia do Governo em colocar Cabo Verde como uma referencia no Continente africano e na nossa região a nível de organização de eventos desportivos.

As palavras do Ministro foram proferidas no ato de apresentação oficial do Cabo Verde Triangle Trail que aconteceu hoje, terça-feira, na Cidade da Praia, promovida pela empresa organizadora In Totum Lda.

“Depois de ter trazido para Cabo Verde eventos desportivos náuticos e de pavilhão, estamos agora a iniciar o processo com eventos desportivos de natureza visando também diversificar o produto turístico cabo-verdiano e deixar de ser um país de sol e praia, mas uma nação de desporto de aventura, montanha e praia”, realçou Fernando Elísio Freire.

Segundo o titular da pasta do Desporto, esta é uma estratégia que envolve todas as ilhas de Cabo Verde, pois a ideia é, além das ilhas do Sal e Boa Vista como base de desportos náuticos, pretende-se que as ilhas de Santiago, S. Antão e Fogo (este ano), estando previsto a inclusão da ilha de S. Nicolau e Brava nos próximos anos forneçam o desporto de montanha.

Posteriormente, prosseguiu o Ministro, “vamos incluir a ilha de São Vicente na rota internacional de regatas”, estando previstos mais eventos desportivos para as outras ilhas.

“Incluirmos todas as ilhas deste arquipélago onde fornecem eventos desportivos de referencia internacional é o nosso caminho para atingirmos o objetivo de transformarmos Cabo Verde numa plataforma de prestação de serviços a nível do desporto”, enfatizou.

Fernando Elísio Freire realçou que o setor de desporto deve passar a ser encarado como um setor económico, pois com a prestação dos seus serviços permite-se o crescimento e a criação de riqueza a nível local, bem como a contribuição para o desenvolvimento nacional.

O Ministro aproveitou a ocasião para agradecer a visão e estratégica da Caixa Económica e da Binter, considerando que as duas empresas parceiras foram ousadas ao abraçarem o projeto Cabo Verde Triangle Trail .

Por sua vez, Rui Marques, o responsável pela emprega organizadora do evento “In Totum Lda.”, salientou que o Cabo Verde Triangle Trail pretende colocar os cabo-verdianos a fazerem corridas e caminhadas de montanha, mas vai trazer também turistas (europeus) para conhecerem o Cabo Verde das montanhas, das serras e de uma paisagem natural belíssima.

O evento, recorda-se, vai decorrer em três etapas, sendo na ilha de Santiago, no Parque Natural de Serra da Malagueta (dia 25 de outubro), na ilha do Fogo – Parque Natural (dia 27 de outubro) e na ilha de Santo Antão, no Parque Natural de Ribeira Grande (dia 30 de outubro).

“Pretendemos captar atletas que venham de Portugal, Espanha, Canárias, França, Luxemburgo, Açores e Madeira, além dos cabo-verdianos como é óbvio”, realçou Rui Marques.

A prova ainda não vai ser inserida no circuito internacional, segundo avançou aquele responsável, explicando que este é um processo que se vai iniciar agora e que talvez daqui a alguns anos seja possível ter uma das etapas incluídas no Circuito Mundial Trail .