O evento foi uma oportunidade para o Primeiro Ministro partilhar a estratégia do Governo para o desenvolvimento sustentável, que assenta em transformações estruturais em vários eixos.
Pelo segundo ano consecutivo, Cabo Verde recebeu o Fórum Internacional do WASAG sobre Escassez de Água na Agricultura. É um dos maiores e mais prestigiados eventos científicos de nível mundial, dedicados exclusivamente à temática da escassez de água na agricultura e seus efeitos para as sociedades modernas.
Para o Primeiro Ministro, “Cabo Verde tem-se posicionado com muita resiliência e capacidade de adaptação”. “Fazemos a gestão das emergências e das contingências e, ao mesmo tempo, desenhamos e implementamos políticas, reformas e investimentos para aumentar a resiliência do país: na saúde e segurança sanitária; no ambiente, energia e água e; na diversificação da economia”, disse esta manhã, Ulisses Correia e Silva, ao presidir a abertura do Fórum.
O evento foi uma oportunidade para o Primeiro Ministro partilhar a estratégia do Governo para o desenvolvimento sustentável, que assenta em transformações estruturais em vários eixos: aceleração da transição energética para o aumento significativo da capacidade de produção, armazenamento e distribuição eficiente de energia; estratégia da água que torne a agricultura menos dependente da ocorrência de chuvas, através da dessalinização da água do mar, reutilização segura de águas residuais e massificação da rega gota a gota, associados à utilização de energias renováveis.
Faz ainda parte dessa estratégia, o aumento da produtividade e rendimento da agricultura e da segurança alimentar e nutricional, através de maior aplicação da I&D, da logística agrícola e da capacitação e qualificação dos agricultores; desenvolvimento da economia azul.
“São recursos naturais – sol, vento, terra e mar – que transformamos em energia, água potável, agricultura, ecoturismo e economia azul, com a integração de capital humano qualificado, tecnologia, investigação aplicada e bom sistema de governança institucional”, sublinhou o Chefe do Executivo, concluindo que objectivo do Governo é “transformar a realidade ambiental, económica e social com ambição de desenvolvimento e não apenas gerir contingências”.