Cabo Verde tem em LuxAir e CargoLux dois potenciais parceiros que podem ser muito inportantes para o desenvolvimento do hub aéreo do Sal e o reforço da conectividade do país com a Europa e não só. Dentro da agenda e da estratégia para a visita a Luxemburgo, o Ministro do Turismo e Transportes realizou mais dois importantes encontros de trabalho, neste terça e quarta-feira, com os responsáveis máximos da CargoLux e da LuxAir tendo em vista o aumento de leque de opções para o destino Cabo Verde o que passa também pelo reforço da conectividade das ilhas com o exterior e o desenvolvimento do Hub na ilha do Sal.
Cabo Verde tem em LuxAir e CargoLux dois potenciais parceiros que podem ser muito inportantes para o desenvolvimento do hub aéreo do Sal e o reforço da conectividade do país com a Europa e não só.
Dentro da agenda e da estratégia para a visita a Luxemburgo, o Ministro do Turismo e Transportes realizou mais dois importantes encontros de trabalho, neste terça e quarta-feira, com os responsáveis máximos da CargoLux e da LuxAir tendo em vista o aumento de leque de opções para o destino Cabo Verde o que passa também pelo reforço da conectividade das ilhas com o exterior e o desenvolvimento do Hub na ilha do Sal.
Os encontros não podiam ser melhores. Para a LuxAir, Cabo Verde foi o destino que sofreu menos impacto com a pandemia e, em consequência, regista, de 2019-2022, um crescimento na ordem de 135%, sendo 2021-2022 em 53%. Com olhos postos nas ilhas de São Vicente, Sal, Boavista e Santiago, a breve trecho, os voos existentes são para manter e aumentar, logo que a companhia consiga mais aviões, uma vez que já opera na sua capacidade máxima, tendo neste momento 19 aparelhos em operação. Saliente-se que a LuxAir cobre uma região importante para o turismo Cabo-verdiano, como também para a diáspora cabo-verdiana, nomeadamente a Alemanha, a Holanda, a Bélgica e França, para além do Luxemburgo.
Para já, a LuxAir garantiu ao Ministro Carlos Santos a sua presença no Fórum de Investimento que terá lugar na ilha do Sal em junho próximo. Nesse encontro, as conversações intensificarão, nomeadamente com a TACV e está agendada uma fam trip em Novembro, trazendo os maiores operadores turísticos e agências e viagens do Luxemburgo a Cabo Verde, tendo em vista atender à diversificação da oferta turística cabo-verdiana em curso.
A LuxAir e o Ministério do Turismo e Transportes acordaram ser importante uma visita governamental ao mais alto nível dos dois lados no sentido do reforço da vertente política da cooperação o que está a ser trabalhado com a imprescindível colaboração da Embaixada de Cabo Verde em Luxemburgo que, de resto, tem feito um excelente trabalho nesse sentido.
Com a CargoLux (Cargolux Airlines International SA), empresa de carga aérea luxemburguesa e uma das maiores companhias aéreas de transporte de carga da Europa que apresenta excelente situação financeira, a estabilidade política e económica de Cabo Verde, é um atrativo importante para conversações sobre a cooperação entre as companhias aéreas nacionais de Luxemburgo e de Cabo Verde, no quadro do Hub aéreo na Ilha do Sal e tendo em especial atenção a grande aposta do Governo de Cabo Verde no quesito sustentabilidade ambiental.
A CargoLux poderá colocar à disposição de Cabo Verde a sua capacidade formativa incluindo simuladores de voos compatíveis com as necessidades do país.
Estes são o excelente resultado com ótimas perspetivas de cooperação saídas das reuniões e encontros realizados terça-feira, com as duas das maiores empresas do grupo o que incluiu um encontro entre Carlos Santos e os principais operadores turísticos e agências de viagens do Luxemburgo onde o Ministro respondeu às questões e prestou esclarecimentos sobre a estratégia do Governo para com o turismo e transportes aéreos.