Notícias

Cabo Verde regista o quarto caso positivo do COVID-19

Em conferência de imprensa, o Ministro da Saúde e da Segurança Social Arlindo do Rosário, confirmou hoje, 25 de março, mais um caso positivo do novo coronavírus, mais precisamente na Cidade da Praia

Em conferência de imprensa, o Ministro da Saúde e da Segurança Social Arlindo do Rosário, confirmou hoje, 25 de março, mais um caso positivo do novo coronavírus, mais precisamente na Cidade da Praia.

Trata-se de um cidadão cabo-verdiano, de 43 anos, que esteve em Portugal e França, tendo regressado ao país a 18 de março, dia que começou a vigorar as medidas de interdição de voos.

O governante sublinhou que desde a sua chegada à capital, este indivíduo tem vindo a ser acompanhado pela equipa sanitária da Delegacia de Saúde da Praia, com contatos diários, após apresentar sintomas leves. Foram tomadas todas providências necessárias e transportado ao HAN, onde foi realizado o teste de despistagem com resultado positivo.

Neste momento está “clinicamente estável e com sintomas respiratórios leves, sem febre e sem falta de ar, e encontra-se no espaço de isolamento do hospital, em seguimento”.

Garantiu ainda Arlindo o Rosário que estão sendo adotadas medidas de rastreio a todas as pessoas que tiveram algum contato com o doente, inclusive os que regressaram no mesmo voo, do dia 18.

Tendo em conta esta situação, o Ministro disse à imprensa que ainda hoje o Gabinete de Crise estará reunido para discutir novas medidas de prevenção e, posteriormente serão anunciadas pelo Primeiro-ministro, Ulisses Correia e Silva.

Por outro lado, está o Governo a trabalhar firmemente para reforçar o stock de reagentes e, por outro lado, a linha verde já foi reforçada com três profissionais de saúde, para efeito de triagem e ainda prevê-se a melhoria de atendimento com a introdução de uma psicóloga na equipa.

Particularmente, em relação à Boa Vista, o Ministro avançou que o inglês foi ontem sepultado na ilha cumprindo todas as medidas de segurança, e a holandesa será evacuada para o país de origem ainda hoje. Entretanto não há nenhum novo caso registado, até o momento.