Notícias

Cabo Verde recebe prémio na Expo Shanghai

Enquadrado na categoria D, o pavilhão de Cabo Verde foi distinguido com o prémio de bronze, do prémio relativo ao Desenvolvimento do Tema que apresentou. Nesta categoria  concorreram a maioria dos países participantes, tendo o prémio de ouro sido atribuído à Mauritânia, que levou a Shanghai as cidades do deserto e o de Prata ao Chipre.

A temática de Cabo Verde sintetizou-se no slogan "Global and Small",  reportando um país de pequenas escalas mas de relações globais.  Um arquipelágico localizado entre as principais rotas do oceano atlântico, um território com uma história de contactos importante para a compreensão do fenómeno da globalização, um país de cidades-porto facilitador do encontro de economias e civilizações; um Hub natural, de diversidade étnica e sociocultural; um país que quer reabilitar suas cidades a partir da sua memória.

Mas também um país que quer sustentar e diversificar a sua oferta turística com produtos culturais de matriz urbana, integrando suas cidades-porto em redes de cidades com legado comum, fomentando  e viabilizando um turismo de descoberta das origens, tanto para os afro-americanos como para os euro-asiáticos.

O conceito temático de Cabo Verde foi desenvolvido em parceria pelo Arquitecto João Vieira, Comissário de Cabo Verde na Expo Shanghai 2010 e Historiador Correia e Silva, Reitor da Universidade publica de Cabo Verde. Recorde-se que esta é a segunda distinção recebida pelo nosso país, nesta Expo universal.

De recordar que a primeira foi o 6º lugar do concurso dos logótipos  dos países participantes, cuja autoria também é atribuída ao Comissário Geral de Cabo Verde na Expo Shanghai. Cabo Verde ainda concorre para os prémios a atribuir pelo Pavilhão Conjunto de África cuja cerimónia ocorreu ontem 3 de Novembro.

 O pavilhão de Cabo Verde que se inspira no mar e nos elementos náuticos, tendo o azul com cromatismo central, foi concebido pelo Arq. João Vieira e a sua decoração e organização dos painéis contou com diversos colaboradores, designadamente Paulo Noel  e Pedro Silva da Prime Consulting , Abrão Vicente e José Correia.

As distinções do BIE estão organizadas em 4 categorias. Cada categoria confere 3 prémios aos participantes, ouro, prata e bronze: Categoria "A", pavilhões próprios com mais 2 mil metros quadrados de superficie; categoria "B", pavilhões próprios até 2 mil metros quadrados; categoria "C", pavilhões alugados e, categoria D, os restantes pavilhões.  Os pavilhões das categorias A, B e C foram avaliados em 3 dimensões, (1) Desenvovimento do Tema; (2) Criatividade e  (3) Design do pavilhão, enquanto que a categoria "D" foi avaliada apenas nas duas primeiras dimensões.