Uma delegação do AFRITAC 2 (AFW2), Centro de Assistência Técnica do Fundo Monetário Internacional (FMI) para os países da África Ocidental, encontra-se em Cabo Verde, para uma missão de trabalho, de 17 a 25 de do corrente mês de Outubro. Esta Missão do AFW2 veio na sequência da solicitação do Ministro das Finanças, Olavo Correia, no sentido de o FMI apoiar Cabo Verde com assistência técnica, nomeadamente nas áreas de Finanças Públicas, Administração Fiscal e Estatísticas.
Os experts da AFW2 nestas três áreas estão a ter vários encontros com setores responsáveis, no sentido de fazer o levantamento detalhado de necessidades de Assistência Técnica e, posteriormente, organizar missões para efetivar as assistências técnicas. Ontem a delegação da AFRITAC manteve um encontro com Ministro Olavo Correia.
No final desta missão de prospeção, a AFW2 apresentará as recomendações e, posteriormente, vai elaborar um Plano de Ação que, de acordo com o Ministro das Finanças, deverá ser executado o quanto antes, para o reforço da capacidade institucional.
Cabo Verde vai acolher próxima reunião do Comité de Pilotagem dos Países Membros da AFW2
Anualmente é realizado um Comité de Pilotagem dos Países Membros da AFW2, e Cabo Verde foi convidado para receber a realização do próximo encontro, que deverá acontecer entre abril e maio do próximo ano, com a data a indicar.
Foi também discutida a possibilidade de Cabo Verde ser anfitriã de alguns Workshops específicos, no âmbito da AFW2, pelo que, já em fevereiro de 2017, a cidade da Praia vai acolher um primeiro evento.