Notícias

Cabo Verde realiza Seminário Internacional da Cartografia e Geodesia

O Governo de Cabo Verde através da Unidade de Coordenação do Cadastro Predial em parceria com empresa Cartográfica da Canárias, SA – GRAFCAN, vai organizar nos dias 10 e 11 de Abril de 2012, na Sala de Conferências do Palácio do Governo, na Praia o “II Seminário Internacional de Cartografia e Geodesia, subordinado ao Tema “Para Melhor Conhecer e Gerir o Território”.

Cabo Verde tem vindo a desenvolver esforços no sentido da modernização do sector da cartografia, criando condições necessárias no mercado que promovam uma produção tecnologicamente evoluída e preparada para integrar, com eficiência, um qualquer sistema de informação geográfica. Tem sido ainda fomentada uma forte articulação entre os diferentes agentes públicos e privadas e centrais do estado, facilitando o acesso à informação georreferenciada garantindo assim a interoperabilidade e actualização constante das informações para os serviços da administração pública, às empresas e à comunidade em geral.

A componente da geodesia, a toponímia, produção da informação geográfica e a divisão administrativa, constituem vertentes de regulação e organização nacional para a prossecução de uma cartografia nacional de qualidade. Assiste-se, actualmente, a uma grande produção e procura constante de informações cartográficas pelas mais diversas instituições públicas e privados.

Estas informações representativas da realidade cabo-verdiana constituem um importante instrumento de apoio à planificação, principalmente, na definição de uma programação adequada dos investimentos necessários para identificação, caracterização e representação eficiente do território. Sendo assim, é indispensável dispor de um sistema geodésico devidamente estruturado e articulado para que a produção da cartografia e a representação e levantamento topográfico para as mais diversas actividades ligadas ao território se faça de uma forma rápida e precisa.