O Ministro da Família, Inclusão e Desenvolvimento Social, Fernando Elísio Freire, presidiu, esta manhã, 31 de outubro, o ato de encerramento da segunda edição da Conferência Internacional “Workplace Wellbeing Cabo Verde”. O evento, realizado anualmente, é dedicado à promoção do bem-estar no ambiente de trabalho, reunindo líderes governamentais, empresas, profissionais de saúde e académicos para debater e implementar práticas que aprimorem a saúde física, mental e emocional dos trabalhadores em Cabo Verde.
Na sua intervenção, o Ministro destacou a relevância da saúde mental no contexto laboral, salientando que “não podemos nos centrar apenas nas lideranças, pese embora o seu papel fundamental, mas também em colaborações saudáveis, a diversos níveis, nas relações laborais”. Neste sentido, o mesmo reforçou que a criação de um ambiente de trabalho saudável deve contemplar não apenas a segurança física, mas também o bem-estar psicológico de todos os profissionais.
Com o lema “Desmistificar a Saúde Mental”, o evento deste ano foca-se na quebra de barreiras ao diálogo, na compreensão e na remoção do estigma que envolve os distúrbios psicológicos e emocionais. O Ministro destacou a importância desse tema, reconhecendo que muitos profissionais, ainda, sofrem em silêncio devido ao medo de julgamentos, pois, segundo avança, a transformação deste cenário é essencial para um ambiente de trabalho mais inclusivo e acolhedor.
O Governante, ainda, sublinhou o compromisso do Governo de Cabo Verde com a saúde mental, destacando ações como o Plano Estratégico Nacional para a Saúde Mental 2021-2025 e a Estratégia Nacional de Prevenção do Suicídio. “Estamos a trabalhar para ampliar e qualificar a rede de serviços de saúde mental em todo o território nacional, implementar programas de formação e capacitação de profissionais e promover campanhas de consciencialização”, frisou.
Além disso, o evento reafirma o compromisso do Governo com a saúde ocupacional e com a criação de um ambiente de trabalho mais saudável.
“A saúde mental está no centro da política deste Governo. Iniciativas como o “Workplace Wellbeing Cabo Verde” complementam os esforços governamentais ao promover práticas que valorizam a felicidade e a saúde dos trabalhadores, pilares essenciais para o desenvolvimento de uma sociedade justa e inclusiva”, assegurou o Ministro.
Para concluir a sua intervenção, o Ministro afirmou que investir na saúde mental é investir no bem-estar dos nossos profissionais e no fortalecimento das nossas empresas e instituições, para além de contribuir para o desenvolvimento sustentável do nosso país e para a felicidade dos cabo-verdianos.
A conferência reforça o compromisso de Cabo Verde com a criação de um ambiente de trabalho que prioriza a saúde mental, essencial para o progresso inclusivo e sustentável do país.