Notícias

Cabo Verde quer reforçar relações com a Afritac West 2 para melhorar o quadro institucional

A cidade da Praia foi, na passada sexta-feira, palco do 5tº encontro do Comité de Pilotagem do Centro Regional de Assistência Técnica do FMI (AFRITAC West 2), sob a presidência do Ministro das Finanças, Olavo Correia.

Cabo Verde tem contado com um apoio muito forte, quer ao nível da formação como da assistência técnica, por parte do Afritac West 2, e nesse quadro o Ministro das Finanças salientou a importância de se continuar a reforçar as boas relações com esse organismo do FMI, de modo a aumentar a capacidade das nossas instituições e da qualificação dos recursos humanos.

“O país precisa de instituições fortes, capazes e qualificadas, mas também de um quadro institucional robusto que possa servir os interesses estratégicos de curto, médio e longo prazos”, sublinhou Olavo Correia, que falava à imprensa à margem desse encontro. 

Representantes dos seis países membros do AFRITAC West 2 reuniram-se nesse espaço de partilha pertinentes de abordagens e experiências para melhorar a coordenação e identificar as medidas que cada país participante terá de tomar para reforçar a coordenação entre a planificação e a orçamentação.

Para Cabo Verde em específico, esse encontro representa uma grande oportunidade para a melhoria do quadro institucional nacional, “quer ao nível da política monetária, da gestão financeira, da gestão orçamental, do reforço da transparência ao nível de políticas públicas, por forma que todas as políticas sejam orientadas para o objetivo que é desenvolver o nosso país ao nível do continente africano”, salientou Olavo Correia.