Foi realizado nos dias 4 a 6 de abril, nas Ilhas Maurícias, um encontro Regional sobre o Programa de Ação Global (GAP) de Segurança Alimentar e Nutricional nos Pequenos Estados Insulares de Desenvolvimento (PEID). Cabo Verde esteve representado pela Secretária Executiva para a Segurança Alimentar e Nutricional e por um técnico do Secretariado Nacional para a Segurança Alimentar e Nutricional.
O encontro foi organizado pela FAO e teve como objetivo, a familiarização dos Pequenos Estados Insulares em Desenvolvimento (PEID) com o Programa de Ação Global (GAP) e o com as estratégias regionais e nacionais existentes nos países.
Os Pequenos Estados Insulares em Desenvolvimento do Atlântico e do Oceano Índico compreendem as ilhas de Cabo Verde, Guiné-Bissau, São Tomé e Príncipe, bem como as ilhas do oceano índico das Comores, Maldivas, Maurícias e Seychelles.
Para ajudar na finalização do Programa de Ação Global e no desenvolvimento da iniciativa inter-regional sobre os PEID, a FAO organizou o encontro de consulta regional com os PEID do Atlântico e do Índico, com a finalidade de fornecer informações a todos os membros sobre os preparativos em curso para a adoção de um Programa de Ação Global sobre Segurança Alimentar e Nutrição nos pequenos estados insulares em desenvolvimento, familiarizar os PEID do atlântico e do índico com o Programa de Ação Global proposto e mostrar as ligações e o alinhamento com os processos globais e regionais.
O encontro tinha ainda como foco ajudar os PEID a elaborarem estratégias como grupo em matéria de segurança alimentar e nutricional, a fim de evitar a duplicação de esforços a nível nacional em matéria de acompanhamento e avaliação, de comunicação ou de atribuição de recursos, tendo em conta a existência de iniciativas que também visam abordar a Segurança Alimentar e Nutricional.