No âmbito da Cooperação Sul-Sul com Cuba e o Fundo das Nações Unidas para a Alimentação (FAO), Cabo Verde participou na 5ª “Global South-South Development Expo 2012”, que teve lugar em Viena – Áustria, de 19 a 23 do corrente mês. Uma participação e parceria que valeu uma condecoração para Cabo Verde.
Cabo Verde, na pessoa do Director Geral do Planeamento, Orçamento e Gestão do Ministério do Desenvolvimento Rural, Clarimundo Gonçalves, apresentou o tema “Gestão da Água e Segurança Alimentar”. Uma apresentação que assentou-se nos resultados e ganhos que o país tem tido, desde 1999 quando assumiu a parceria na cooperação Sul-Sul.
Na primeira fase do programa de cooperação (1999-2010), Cabo Verde beneficiou-se da partilha de conhecimentos e assistência técnica cubana na implementação do Programa Especial de Segurança Alimentar (PSSA). De 1999 a 2006 o Governo de Cabo Verde participou financeiramente no quadro da cooperação Sul-Sul com um montante que ronda os 120.000.000$00. A FAO também contribuiu técnica e financeiramente com um valor estimada em cerca 75.200.000$00.
Devido aos bons resultados, um novo acordo de cooperação Sul-Sul foi assinado em 2011 entre Cabo Verde-FAO-Cuba. Neste quadro já estão em Cabo Verde, nas ilhas de Maio, Brava e Sto. Antão, 3 técnicos cubanos formados nas áreas de protecção vegetal, pecuária e agronomia.
A GSSD Expo 2012, co-organizado pela Unidade Especial de Cooperação Sul-Sul (SU/SSC) e pela Agência de Cooperação Internacional do Japão, tinha como objectivo juntar, numa reunião de alto nível, Directores-gerais das Agências de Cooperação de Governos Nacionais do Sul, que estão activamente engajados na cooperação sul-sul e triangular ou que estão prontos para começar essa cooperação no futuro próximo. A principal finalidade é unir esforços das várias partes interessadas e fornecer soluções que podem ter implicações de suma importância e que oferecem oportunidades para o futuro comum de cooperação Sul-Sul.
Este encontro proporcionou, aos participantes, um espaço de partilha de experiências em estratégias e instrumentos de política para a cooperação Sul-Sul e triangular, bem como abordagens inovadoras e mecanismos de escalonamento bem-sucedidas, iniciativas de cooperação Sul-Sul e triangular, como gestão do conhecimento / troca de sistemas; iniciativas de parcerias público-privadas; mecanismos inovadores de financiamento; monitoramento e avaliação de métodos e ferramentas, entre outros.
A reunião também foi projectada para permitir que as Agências das Nações Unidas, as organizações internacionais, os doadores multilaterais e outros parceiros explorem novas formas de facilitar os Governos Nacionais no Sul-Sul e triangular.
Paralelamente à “GSSD Expo 2012” foi feito uma visita à Agência Internacional de Energias Atómicas, particularmente o Laboratório de Controle das Praga, tendo em conta a praga de mil-pés e da mosca de fruta que atacam as culturas em Cabo Verde