O Ministério da Educação, através do Gabinete de Ciência, Tecnologia e Inovação, participou nesta sexta feira, 14 de julho, em Portugal, numa reunião de trabalho tendo como objetivo a discussão e apreciação do White Paper. Esta iniciativa acontece na sequência do Encontro de Diálogo de Alto Nível em Governação Ciência e Industria ocorrido abril, nos Açores sobre o Mapeamento das áreas de Interesse do Centro Internacional de Investigação do Atlântico (AIR Center,) ajustadas aos contextos nacionais e a definição da agenda para o segundo encontro de AIR Center em Brasil, Flarianópolis.
Cabo Verde foi representado neste encontro pelo Diretor Geral do Ensino Superior e também Diretor do Gabinete de Ciência, Tecnologia e Inovação, Aquilino Varela, num evento que contou com 15 representantes dos países com atuação em matéria da promoção de Ciência e Tecnologia, oriundos do continente Europeu, Americano, Africano e Asiático e seis Agências ou organismos internacionais, da Ciência e Tecnologia.
Relativamente ao Mapeamento das áreas de Interesse do AIR Center ajustado aos contextos nacionais, de acordo com o relatório, em Cabo Verde várias áreas foram identificadas, nomeadamente Economia Azul, Fundo do mar, Construção de capacidades, monitoramento das zonas costeiras, Observação atmosférica e terrestre, e mudanças climáticas. Nesse encontro técnico de Lisboa formulou se consensualmente, alguns temas para a Agenda do AIR Center que tem que ver com a Observação Atmosférica e Terrestre; Produção e de dados; Pesquisas do fundo do mar ao espaço; Mudanças Climáticas e a variação dos ecossistemas.
A próxima Cimeira do AIR Center ficou acordado realizar nos dias 21 e 22 do mês de novembro em Brasil na Cidade de Florianópolis que se encontra na zona de amortecimento do atlântico e do seu impacto direto.