Em representação do Governo de Cabo Verde, o Secretário de Estado Adjunto para a Economia Marítima, Paulo Veiga, participou hoje, 13 de junho, na 6ª Edição do "German-African Business Day", em Berlim, Alemanha. Num evento organizado pela Associação de Negócios Germano-Africanas, Paulo Veiga foi um dos oradores no painel "A Crescente Importância da Economia Azul", elucidando os presentes sobre o processo de transição para Economia Azul em Cabo Verde, tendo também destacado as potencialidades do país em matéria de investimentos no sector.
Em representação do Governo de Cabo Verde, o Secretário de Estado Adjunto para a Economia Marítima, Paulo Veiga, participou hoje, 13 de junho, na 6ª Edição do “German-African Business Day”, em Berlim, Alemanha.
Num evento organizado pela Associação de Negócios Germano-Africanas, Paulo Veiga foi um dos oradores no painel “A Crescente Importância da Economia Azul”, elucidando os presentes sobre o processo de transição para Economia Azul em Cabo Verde, tendo também destacado as potencialidades do país em matéria de investimentos no sector.
Durante a sua intervenção, Paulo Veiga destacou como Cabo Verde, através da sua localização geoestratégica, tem servido de plataforma na investigação oceanográfica e como o arquipélago é promissor no desenvolvimento e investimentos inovadores na área tecnológica, por exemplo, nas energias renováveis.
O Secretário de Estado slientou a necessidade da transição para a Economia Azul, não só a nível nacional, mas também a nível regional por via da CEDEAO, frisando que um efeito maior poderá ser alcançado se a intervenção for efetuada de forma optimizada.
Fez também referência aos desafios que Cabo Verde está a enfrentar durante o seu processo de transição para a Economia Azul, nomeadamente a alta dependência de parceiros externos no combate à poluição marinha e reforço da legislação e fiscalização para regular as atividades na nossa Zona Económica Exclusiva.
O governante terminou, apelando à comunidade internacional para unir forças em torno dos desafios que todos os países enfrentam nas questões ambientais, sociais e económicas. E convidou o dono de uma pequena e inovadora empresa alemã em Cabo Verde a relatar a sua experiência e sucesso nos últimos vinte e um anos no país