Notícias

Cabo Verde participa na 41ª Sessão de Conferência da FAO, em Roma

O Governo de Cabo Verde, representado pelo Secretário de Estado Adjunto para Economia Marítima, Paulo Veiga, participa na 41ª Sessão de Conferência da FAO que decorre em Roma, de 22 a 29 de junho de 2019.   Na declaração que fez, em nome do Governo de Cabo Verde, Paulo Veiga, enalteceu o apoio da FAO no campo da economia azul, que tem trazido uma abordagem inovadora e integrada para questões relacionadas com o mar, o seu ambiente e recursos nas suas várias vertentes.

O Governo de Cabo Verde, representado pelo Secretário de Estado Adjunto para Economia Marítima, Paulo Veiga, participa na 41ª Sessão de Conferência da FAO que decorre em Roma, de 22 a 29 de junho de 2019.

Na declaração que fez, em nome do Governo de Cabo Verde, Paulo Veiga, enalteceu o apoio da FAO no campo da economia azul, que tem trazido uma abordagem inovadora e integrada para questões relacionadas com o mar, o seu ambiente e recursos nas suas várias vertentes.

Destacou ainda, que Cabo Verde sendo um pequeno país em desenvolvimento, mas um grande estado oceânico, enfrenta enormes desafios. E como pequeno Estado insular, conta com a atenção especial da FAO e outros parceiros de cooperação para manter e acelerar seu rumo positivo em direção ao desenvolvimento.

De referir que nesta sessão da Conferência da FAO foi eleito o novo Director Geral da organização para os próximos 4 anos, o senhor Qu Dongyu da China que sucederá o brasileiro José Graziano da Silva.  Neste sentido, em nome da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP),  Paulo Veiga, agradeceu ao Diretor Geral cessante e sua equipa pelo excelente trabalho que fizeram e felicitou recém eleito  Diretor Geral, pelo mandato que presentemente lhe foi confiado. Desejou-lhe um excelente mandato na liderança da FAO, abordando todos os desafios da agenda global de 2030.

Ainda, em nome da CPLP, realçou que o Conselho Nacional de Segurança Alimentar e Nutrição da CPLP já é reconhecido como um modelo de boa governação multilateral das questões de segurança alimentar e nutrição e que este deveria ser um exemplo para o mundo inteiro.

Finalizou expressando a total disponibilidade e compromisso de Cabo Verde para uma cooperação frutuosa, que permita à FAO se envolver cada vez mais no fortalecimento da capacidade dos países para erradicar a pobreza, a fome e todas as formas de desnutrição, permitindo assim alcançar os objetivos do desenvolvimento sustentável.

Augurou que a nova administração da FAO continue a apoiar as atividades da CPLP, no sentido de melhorar as questões de segurança alimentar e nutrição, particularmente em África e na Ásia.