Uma delegação cabo-verdiana, chefiada pelo diretor do Centro Nacional do Artesanato e Design (CNAD), Irlando Ferreira, desloca-se terça-feira, 05 de setembro, para as ilhas Canárias com o objetivo de participar na 29ª Feira Internacional de Artesanato de Lanzarote. O evento acontece de 7 a 10 de setembro, na Cidade de Mancha Blanca -Tinajo em Lanzarote, ilhas Canárias.
Esta é a primeira vez que Cabo Verde é convidado a participar nesta Feira Internacional de Artesanato e marca o processo de internacionalização da cultura cabo-verdiana, em que o Ministério da Cultura e das Indústrias Criativas vem trabalhando. A comitiva cabo-verdiana é composta por 13 profissionais ligados à cultura.
Ao todo foram convidados seis artesãos. Conforme a organização, chamou a atenção o nível da qualidade das peças de artesanato produzidas no país. Para compor a comitiva, foi também convidado um grupo de artistas de música tradicional que irá participar dos momentos musicais do mesmo evento.
Sendo assim, Cabo Verde participa com seis artesãos: Albertino Silva, da ilha de São Vicente, Maria Varela e Edna, oleiras de Trás-os-Montes, Tarrafal de Santiago, Carlos Gomes, que trabalha em fibra e vegetal, Kutu, que trabalha sobre panu di tera e ainda Miguel Fortes, da ilha de São Nicolau. Na música, o país será representado pelo grupo de batuco Tradison di Terra.
Para além dos artistas, segue nesta viagem também o Director do Centro Nacional do Artesanato e Design (CNAD), Irlando Ferreira, que, para além de liderar a comitiva, tem como missão também negociar possíveis parcerias no âmbito do artesanato, mais concretamente o Fórum Permanente de Artesanato e Design – Created in CV.
Cabo Verde terá um stand com a exposição de produtos de artesanato e ainda fotografias alusivas ao turismo do arquipélago.
A Feira Internacional de Artesanato de Lanzarote é organizada pela Consejería de Indústrias, Comércio e Energia.