O Ministro da Economia e Emprego, José da Silva Gonçalves, deixou hoje o país com destino a Marraquexe, Marrocos, onde vai participar na Conferência da ONU sobre o Clima COP22, que se realiza entre 7 e 18 de novembro, onde líderes mundiais vão debater como implementar as determinações do Acordo de Paris.
O documento, que entrou em vigor na última sexta-feira, dia 04, tem como objetivo limitar o aumento da temperatura global abaixo de 2ºC, tendo como base os índices pré-industriais, e procurar ainda manter esse nível em 1.5ºC.
A COP22 vai realizar várias reuniões e eventos de alto nível, como por exemplo o Encontro entre os Ministros do Turismo e também os titulares para o setor do Mar africanos, onde Cabo Verde será representado por José da Silva Gonçalves que irá intervir para marcar as posições defendidas pelo nosso país e os compromissos futuros em relação ao nosso ecossistema.
Durante a conferência os Estados-membros devem definir as regras para a aplicação do acordo e anunciar um plano para arrecadar, pelo menos 100 bilhões de dólares/ano, para ajudar os países em desenvolvimento na adoção de projetos e ações para combater a mudança climática.
O acordo de Paris, adotado no final de 2015, foi assinado por 192 países e ratificado por 100 deles, representando 70% das emissões mundiais. No encontro de Marraquexe, os negociadores devem acordar sobre uma série de processos que tornem possível colocar em prática esse acordo.
A ONU advertiu na passada quinta-feira, 03, que o planeta deve reduzir “de maneira urgente e radical” as suas emissões de gases do efeito estufa para evitar uma “tragédia humana”.