Cabo Verde melhor preparado para responder às situações de emergência
O Ministro da Saúde e da Segurança Social, Arlindo do Rosário, presidiu hoje, 24, o ato de encerramento da ação formação designada Iniciativa Oeste-Africana de Preparação para Desastres que decorreu de 13 a 24 do corrente mês. “A nível do setor da saúde teremos que retirar os devidos ensinamentos adquiridos durante esta formação”, afirma o ministro no decorrer da sua intervenção.
Segundo Arlindo do Rosário a experiência da epidemia provocado pelo por vírus Ébola, ainda está por ser avaliada e compreendida em toda a sua dimensão, devido aos danos causados por este desastre sanitário de grande envergadura” que afetou não só a região da Africa Ocidental, mas também todo o continente africano, tornando-se num problema de saúde publica de escala global.
Os discursos que antecederam a intervenção do ministro, centraram-se sobretudo em destacar a importância do curso, e a necessidade de promover a coordenação regional na gestão, coordenação e resposta, através da padronização dos procedimentos, em situações de desastres, epidemias e pandemias.
Durante a cerimónia que contou com a presença dos parceiros nacionais e internacionais do Sistema Nacional de Proteção Civil, foi feito a entrega dos diplomas aos participantes da formação.