Cabo Verde marca presença na 101ª Conferência Internacional do Trabalho, organizada pela Organização Internacional do Trabalho, a decorrer em Genebra, Suíça, de 01 a 14 de Junho de 2012. O arquipélago estará representado na conferência pelo Ministério da Juventude, Emprego e Desenvolvimento dos Recursos Humanos, através de uma equipa constituída por elementos da Direcção-Geral do Trabalho, da Inspecção Geral do Trabalho e do INPS, para além dos Representantes dos Trabalhadores e dos Empregadores.
Na conferência, os Delegados dos 184 países membros da OIT debatem a possibilidade de adopção de uma recomendação sobre a implementação de uma base de protecção social para todos.
De realçar que a Organização Internacional do Trabalho (OIT), destacou Cabo Verde, através do seu sítio (www.ilo.org), como exemplo a seguir no domínio da Segurança Social, mais concretamente, no que respeita à protecção social para apoio à população mais envelhecida.
De referir que mais de 21.000 indivíduos, na sua maioria idosos, recebem, mensalmente, uma pensão social do regime não contributivo, no valor de 5.000$00. Beneficiam, ainda, desta prestação social, os portadores de deficiência, cônjuge/companheira(o) ou herdeiro legal dos pensionistas falecidos.
Salienta-se, ainda, que o Director-Geral da OIT, Juan Somavia, declarou, no seu discurso durante a Conferência, que a implementação da base da protecção social contribui para a redução da pobreza. “Trata-se de um engajamento visando a construção de uma sociedade decente, de uma plataforma que permite o progresso de centenas de milhares de mulheres, homens e crianças sobre uma base sólida”.