Notícias

Cabo Verde já é membro do Centro de Desenvolvimento da OCDE

A adesão de Cabo Verde ao Centro constitui uma decisão de que se deve regozijar, dado ao seu grande alcance em termos de visibilidade, mas também porque abre um leque de oportunidades do nosso país poder partilhar a sua experiência de desenvolvimento e encetar, igualmente, novas relações a partir deste importante fórum internacional.

O Centro de Desenvolvimento foi criado em 1962, dois anos depois da criação da OCDE e conta hoje com 38 membros sendo que 15 não são membros da OCDE.

De acordo com esta organização, o Centro funciona como uma interface estratégica com a comunidade de desenvolvimento internacional. O Centro de Desenvolvimento da OCDE apoia os decisores políticos nos países da OCDE e nos países em desenvolvimento a encontrar soluções inovadoras para os desafios globais do desenvolvimento, redução da pobreza e a redução das desigualdades.

Ser membro do Centro e, consequentemente, do seu Conselho Directivo, traz benefícios importantes, incluindo, a participação na determinação da orientação das actividades do Centro e no programa de trabalho deste, o acesso mais fácil às experiências de políticas e melhores práticas, tanto da OCDE como do países em desenvolvimento, maior capacidade para dar a conhecer as experiencias e pontos de vista sobre o desenvolvimento do país membro.