O Ministro do Desporto, Fernando Elísio Freire, disse na manhã desta segunda-feira, 18 de Julho, que Cabo Verde está empenhado em actuar com firmeza, através da legislação e de acções práticas, para combater todas as acções que possam pôr em causa o desporto limpo. A afirmação foi avançada no acto de abertura do I Fórum do Desporto da CPLP, realizada no âmbito dos X Jogos Desportivos da CPLP que estão a decorrer na ilha do Sal até o dia 24 de Julho próximo.
Para Fernando Elísio Freire, pretende-se implementar em Cabo Verde um jogo limpo, um jogo com regras e o Governo está a trabalhar neste sentido. “Para isso, temos de ter regras no desenvolvimento da indústria do Desporto”, salientou, acrescentando que o Executivo quer que o desporto contribua para a riqueza nacional e para aumentar a marca Cabo Verde e mais atractividade destas ilhas, bem como para a ascensão dos nossos jovens de uma forma transparente.
Assim, o Governo reafirma perante a UNESCO o seu firme compromisso de pugnar por uma política desportiva que prioriza os valores da ética e da integridade, do jogo limpo e da lealdade (um desporto sem truques), como base de toda o sistema desportivo.
No seu discurso, o titular da pasta do Desporto congratulou-se com o facto de o I Fórum do Desporto da CPLP ser realizado em Cabo Verde dedicado ao tema da “Ética e Integridade no Desporto”, demonstrando claramente a importância que o nosso país dá ao desporto e, sobretudo, a importância que a CPLP está a dar a esta matéria.
A intenção é a CPLP ir com uma voz única, na VI Conferência Internacional dos Ministros do Desporto (MINEPS VI) a ser realizada em 2017 sob a égide da UNESCO, no sentido da defesa do património desportivo, da promoção do jogo limpo, do fair-play e na criação de valores da tolerância, liberdade, respeito e companheirismo nos nossos jovens.
Segundo a Directora para Ética, Juventude e Desporto da UNESCO, Ângela Melo, é crucial neste momento que todos os blocos linguísticos, culturais e regionais dêem uma resposta a nível nacional, regional e contribuam com as suas reflexões internas, através de Fóruns como este, para que haja uma resposta organizada a nível internacional. Para Ângela Melo, é necessário reinvestir nos valores de ética e humanos no desporto, para que o sector mantenha o seu prestígio internacional e a sua credibilidade.
De referir que o I Fórum do Desporto da CPLP teve por objectivo a reflexão sobre a integridade e a ética no desporto como afirmação e expressão de valores que constituem o acervo da CPLP.
Reafirmar os princípios fundamentais consagrados na Carta Internacional da Educação Física e do Desporto da UNESCO e na Carta Olímpica; contribuir de forma activa para colocar em prática as recomendações das conferências MINEPS, e informação actualizada sobre os preparativos da realização e os pontos da agenda do MINEPS VI, foram outros propósitos do encontro.
A organização deste I Fórum do Desporto da CPLP esteve a cargo da Secretaria-Geral da Conferência de Ministros da Juventude e Desporto da CPLP, da Direcção Geral dos Desportos, em parceria com a Internacional Centre for Sport Security Europe (ICSS Europe) e o Plano Nacional de Ética no Desporto de Portugal (PNED). Contou ainda com o alto patrocínio da UNESCO, da CPLP e do Governo de Cabo Verde.