Notícias

“Cabo Verde está determinado em construir com o EUA uma aliança estratégica” – Fernando Elísio Freire

O Ministro de Estado, dos Assuntos Parlamentares e da Presidência do Conselho de Ministros, Fernando Elísio Freire salientou que apesar dos desafios e vulnerabilidades de Cabo Verde, o país está determinado e focado em construir com os Estados Unidos de América (EUA), por causa da nossa diáspora e localização estratégica, uma verdadeira aliança estratégica.

A afirmação foi feita no ato de encerramento da conferência intitulada “As Relações entre Cabo Verde e os Estados Unidos da América: Duzentos Anos Depois”, promovida pela Universidade de Cabo Verde (Uni-CV), que aconteceu neste quinta-feira, 24 de janeiro, na Cidade da Praia.

Na mesma linha e com vista a projetar as relações com os EUA a um novo patamar, Fernando Elísio Freire defendeu que Cabo Verde deve promover o reforço e desenvolvimento de mecanismos eficazes de cooperação a nível da consolidação da democracia, da melhoria do ambiente de negócios, da paz e da segurança no mundo.

“Queremos aproveitar todos os canais para reforçarmos as relações com os Estados Unidos da América e todos os caminhos para África da administração americana”, realçou Fernando Elísio Freire, acrescentando que Cabo Verde está disponível para assinar um acordo de comércio livre, abrindo também a possibilidade de um acordo comercial.

Estes acordos, prosseguiu o governante, poderão ser estratégicos para o crescimento económico e um ótimo cartão de visita para o investimento direto estrangeiro norte-americano em Cabo Verde.

O Ministro de Estado realçou que o Governo está a trabalhar para uma perspetiva e posição regional desenvolver ainda mais a cooperação com o EUA, temas como a conectividade, a segurança, o ambiente, o saneamento, bem como a capacitação institucional “para marcar uma nova era nessa relação e a partir daí, partirmos para uma terceira candidatura ao pacote do Millennium Challenge Account(MCA)”.

Neste particular, lembrou que Cabo Verde é um país credível e foi um bom gestor da ajuda alimentar no 1ª ciclo da independência e nos dois compactos do Millennium Challenge Corporation/Account (MCC/MCA), mas também vem investindo na educação, saúde, princípios de boa governança e transparência.

Fernando Elísio Freire conclui o seu discurso afirmando que Cabo Verde considera os EUA como um parceiro natural e tudo fará para desenvolver e fortalecer as suas relações económicas, da defesa e segurança com este grande país.

Recorda-se que a referida conferencia, promovida pela Uni-CV, foi realizada para assinalar os Duzentos anos de relações entre Cabo Verde e Estados Unidos da América, um marco considerado histórico para o nosso país.