Notícias

Cabo Verde eleito membro do Conselho da ICAO

Cabo Verde acaba de ser eleito membro do Conselho da Organização de Aviação Civil Internacional (ICAO) para o triénio 2016-2019, com a apresentação da sua candidatura, em representação da CEDEAO, no decorrer da 39.ª Assembleia Geral daquela organização que decorre até o dia 07 de outubro, em Montreal, Canadá.

Cabo Verde obteve 136 votos (num total de 172 Estados votantes) o que lhe garantiu a eleição neste órgão permanente da ICAO que é composto por 36 membros. O nosso país foi escolhido para um lugar na Parte III do Conselho da ICAO – face a uma forte concorrência de países como a Indonésia e a Malásia – e assegura a representatividade geográfica nesse órgão permanente desta importante organização que garante a cooperação e regula o setor da aviação civil internacional.

A assunção de um assento no Conselho da ICAO confere a Cabo Verde uma posição privilegiada, potenciando a sua participação na formulação de políticas para o setor, na promoção e internacionalização de quadros nacionais junto das organizações de aviação civil e, por conseguinte, na influenciação de posições que sejam benéficas para Cabo Verde e para a Região.

O facto de Cabo Verde pagar regularmente as suas quotas à ICAO, o que lhe garante direito a voto na Assembleia Geral; ser membro de pleno direito da Comissão da União Africana para o setor da Aviação Civil (CAFAC); e ter instituído uma Autoridade de Aviação Civil autónoma, foram determinantes para a sua escolha.

Foram igualmente decisivas para o sucesso desta candidatura, os encontros que o Ministro da Economia e Emprego, José da Silva Gonçalves, manteve, em Montreal, com o Presidente do Conselho da ICAO, Olumuyiwa Benard Aliu (da Nigéria) e com a Secretária Geral do Conselho, a chinesa Liu Fang, para reiterar o engajamento de Cabo Verde na implementação dos programas da ICAO que visam o reforço da segurança, fiabilidade e sustentabilidade do sistema da aviação civil e dos transportes aéreos.

Nesses encontros, José da Silva Gonçalves apresentou o representante de Cabo Verde ao Conselho da ICAO, Carlos Monteiro, e manifestou todo o empenho do Governo para que esta venha a ser na prática, uma representação de toda a Comunidade da CEDEAO e não apenas do país.

Paralelamente, o Ministro da Economia e Emprego realizou encontros informais com parceiros bilaterais e multilaterais de Cabo Verde, como os homólogos de Singapura, Angola, Moçambique e Nigéria e, ainda, com representantes de Portugal, Brasil e Estados Unidos da América, assim como de organismos internacionais do setor, nomeadamente, a Secretária Geral da Comissão Africana de Aviação Civil.

Recorde-se que Cabo Verde fez-se representar na 39.ª Assembleia Geral da ICAO, em Montreal, com uma delegação composta, para além do Ministro da Economia e Emprego, pelo PCA e o administrador da Agência de Aviação Civil (AAC), João Monteiro e Octávio Oliveira, pelo PCA e um dos administradores da ASA, Renato Lima e Aniceto Barbosa, ainda de Alberto Correia e Silva (AAC) e Vera Nereu (Assessora do MEE), para além do agora Representante de Cabo Verde no Conselho da ICAO, Carlos Brazão Monteiro.