O apoio suíço, referente ao ano lectivo 2009-2010, cujo envio está previsto para o mês de Maio de 2009, constituirá uma forte contribuição para a melhoria do nível nutricional dos beneficiários e consequentemente para a elevação da aprendizagem, objectivos cimeiros do PNCE. De recordar que a Confederação Helvética, desde 2007, tem aumentado gradualmente o volume desta importante ajuda.
A Suiça demonstrou sempre o interesse no desenvolvimento de Cabo Verde, tendo canalizado recursos que visam a redução da dívida interna e o fomento dos sectores da agricultura, saúde, água e saneamento, meio ambiente, educação, etc. De registar ainda o contributo da cooperação Suiça para a consolidação do processo de descentralização e do desenvolvimento do poder local.
Da parte cabo-verdiana o acordo foi rubricado pelo Director Geral da Cooperação Internacional, António Pedro Alves Lopes, e pela Suiça, por Toni Frisch, Chefe do Departamento da Ajuda Humanitária da Direcção do Desenvolvimento e da Cooperação.