Notícias

Cabo Verde e Senegal ensaiam reforço das relações comerciais

O encontro entre os dois primeiros ministros será certamente um dos pontos altos do programa oficial de visita de José Maria Neves ao Senegal que iniciou na Sexta-feira, 14 de Maio.

Já no primeiro dia, o Chefe do Governo cabo-verdiano pôde encontrar-se com o seu homólogo senegalês durante um jantar oferecido pelo último que serviu para adiantar alguns temas do "tête-a-atête" entre as duas partes  que acontece na manhã desta segunda-feira e último dia da visita de Neves ao país vizinho

Segundo adiantou José Maria Neves, após o primeiro encontro da sexta-feira, Cabo Verde está interessado em incrementar as trocas comerciais, para além das relaçoes diplomáticas que são boas, com o Senegal que constitui um mercado importante na costa ocidengtal africana.

Para isso os dois governos estudam uma parceria a nível dos transportes marítimos para aumentar as ligações e, consequentemente, as trocas comerciais entre Cabo Verde e o Senegal.

Uma outra preocupação comum e que deverá ser, como já foi, tema de discussão entre os dois primeiros ministros, é a questão da segurança nos doís países e na região da CEDEAO, sobretudo no que concerne à segurança nos espaços marítimos desses países, que por sua localização geográfica priviligiada estão na rota dos tráficos humano e de droga no Atlântico.

Goré quer apoiar  Cidade Velha

Cabo Verde e Senegal posseum enormes potenciais culturais e neste aspecto, esse último que está mais avançado a nível da gestão da cultura poderá dar um importante contributo à contínua afirmação da cultura cabo-verdiana. Um exemplo concreto é em relação da gestão do património mundial que é Cidade Velha, actual cidade de Santiago de Cabo Verde.

O Senegal possui um dos grandes patrimónios histórico-culturais que é a ilha de Goré e já há contactos a nível das duas autarquias desses dois patrimónios culturais para o estabelecimeto de uma parceria profícua entre elas.

Neste Sábado, José Maria Neves esteve em Goré, acompanhado do Ministro da Cultura senegalês Khalifa Ababacar Sall para visitar e conhecer melhor a experiência da ilha, a nível da gestão desse importante património.

Uma visita que certamente terá servido para desenvolver mais os contactos nesse sentido, tanto a nível governamental quanto com o edil de Goré, Augustin Emmanuel SENGHOR, deixando recomendações para que se possa desenvolver as relações com a edilidade de Santiago de Cabo Verde.

Sobre o que viu, Neves mostrou-se impressionado e considerou que toda aquela riqueza só mostra e realça a igual grandeza de Cidade Velha que precisa ser valorizada e resgatada, mostrando-se seguro que a experiência de Goré deverá ajudar na gestao de Cidade Velha, património mundial.