O Ministro das Comunidades, Jorge Santos, acompanhado pela Ministra da Justiça, Joana Rosa, mantiveram encontros com o Chefe do Estado de São Tomé e Príncipe e com a Presidente da Assembleia daquele arquipélago.
Na quinta-feira, 10 de agosto, os governantes cabo-verdianos tiveram um encontro de trabalho com o Chefe do Governo de São Tomé e Príncipe, Patrice Trovoada, onde perspetivaram o relançamento e a consolidação da cooperação entre os dois Arquipélagos.
Ao Primeiro Ministro São-tomense o Ministro das Comunidades explicou que a missão ao arquipélago tem dois grandes objetivos: o primeiro, contatar as Autoridades São-tomenses, e o segundo acompanhar a nossa Diáspora cuja presença em São Tomé e Príncipe data desde por volta de 1947, do século passado.
Durante o encontro com o Primeiro-Ministro, a mobilidade laboral na CPLP foi “analisado profundamente”, com o governante Cabo-verdiano, Jorge Santos, a acentuar que o desafio é planificar e projetar o que considera de “novas soluções” de mobilidade e estabilidade na Comunidade Lusófona. O encontro teve um diálogo “claro e profundo” sobre a questão, admitindo, conjuntamente, que a juventude é a “grande prioridade” da CPLP.
Sobre a nossa Comunidade no território São-tomense, Jorge Santos congratula por estar “bem integrada”, destacando, o fato de muitos quererem aderir à campanha de Adesão à Nacionalidade Cabo-verdiana, cujo processo gratuito está em curso até 31 de dezembro do ano em curso.
A cooperação judiciária é outro tema em pauta nesta visita revelando que São Tomé e Príncipe já tem uma decisão de facilitar a Aquisição de Nacionalidade de Origem.
Ainda durante a visita ao Arquipélago os Ministros Cabo-verdianos em missão conjunta foram recebidos pela Presidente da Assembleia da República Democrática de São Tomé e Príncipe, Celmira Sacramento, e os líderes parlamentares a quem apresentaram os propósitos da missão no País.
Foram abordadas questões relacionadas com a Diáspora Cabo-verdianas, as boas relações entre os dois países, em que o Ministro das Comunidades reportou à delegação parlamentar as novas políticas do Governo de Cabo Verde na gestão das Comunidades Cabo-verdianas por forma a que haja uma melhor integração dos Cabo-verdianos em cada País de acolhimento; por sua vez a Presidente do Parlamento São-tomense informou da boa integração e legalização da Comunidade São-tomense em Cabo Verde.
Sobre o novo processo de Aquisição de Nacionalidade Cabo-verdiana que o Governo tem em curso neste momento, de forma gratuita em África e a nova Lei de Nacionalidade aprovado recentemente pelo Parlamento e sobre o período extraordinário de legalização das Comunidades Imigrantes no Arquipélago, e que permitiu atingir quase de três mil regularizações.
A audiência com o Chefe do Governo e a Presidente da Assembleia da República Democrática de São Tomé e Príncipe aconteceu no quadro da missão conjunta que os dois Ministros, Jorge Santos e Joana Rosa, realizam ao Arquipélago.