A posição de fortalecimento das relações bilaterais foi defendida nesta manhã, em Madrid, durante um encontro de trabalho entre o Ministro do Mar de Cabo Verde, Eng.° Jorge Santos, e o Ministro espanhol da Agricultura, Pesca e Alimentação.
O encontro iniciou com uma importante reunião de trabalho, na qual o Ministro do Mar foi acompanhado por vários dirigentes do seu Ministério e áreas tuteladas, e do Embaixador de Cabo Verde no Reino de Espanha, Dr. Eduardo Jorge Silva, enquanto o Ministro espanhol esteve acompanhado pela Secretária Geral das Pescas.
Em 2007, os dois países assinaram um acordo no domínio das pescas, e durante o encontro desta segunda-feira, 31, as partes manifestaram o desejo de promover um avanço no referido acordo.
Na sede do Ministério da Agricultura, Pesca e Alimentação, as duas delegações destacaram a necessidade de fortalecer ainda mais as relações entre os dois países. O Ministro do Mar sublinhou que, embora Cabo Verde e Espanha já tenham uma boa parceria, é importante estabelecer um “memorando de entendimento” para estreitar os laços, com foco em áreas como valorização do capital humano, aprofundamento de pesquisas científicas – especialmente nas áreas de pesca e aquacultura –, e o desenvolvimento da comercialização e logística em Cabo Verde, entre outras.
No setor do mergulho, o Ministro Jorge Santos reforçou a importância de uma parceria mais estreita com a Espanha, destacando que ampliar as relações com o país e suas instituições é de interesse estratégico para Cabo Verde.
O Ministro espanhol, por sua vez, enfatizou a importância da confiança e da previsibilidade no fortalecimento das relações bilaterais, citando como exemplos positivos as colaborações nos setores de turismo, mar e pesca.
No âmbito desta deslocação, o Ministro e a sua delegação também tiveram a oportunidade de visitar o Centro de Seguimento Pesqueiro, onde puderam conhecer de perto os equipamentos e as instalações utilizadas pela Espanha para monitoramento e reparação de embarcações pesqueiras.
O Ministro do Mar encontra-se, desde hoje, em visita de trabalho ao Reino da Espanha, liderando uma delegação nacional do setor marítimo, incluindo responsáveis do IMar – Instituto do Mar I.P. da Enapor – Portos De Cabo Verde, da CABNAVE, e da DNPA-Direção Nacional de Pesca e Aquacultura, e irá às cidades de Madrid, Vigo, Santiago de Compostela, Coruña e Málaga.