Este relatório avalia a situação existente em cada um dos 192 Estados membros no que respeita às potencialidades e ao desenvolvimento do governo electrónico e estabelece um "ranking" entre os países, baseado num índice quantitativo composto por indicadores de acesso Web, das infra-estruturas de telecomunicações e da qualificação dos recursos humanos.
Do último relatório (2005) a esta parte Cabo Verde subiu 12 pontos no "ranking" global, tendo passado da posição 116 para 104. Cabo Verde posicionou-se como o Leader da nossa sub-região onde estão ainda Nigéria, Ghana, Senegal, Gambia, Togo, Libéria, Mauritânia, Benin, Cote d'Ivoire, Mali, Burkina-Faso, Guiné-Bissau, Serra Leoa, Guinea, Niger. E como quinto país africano encontram-se a África do Sul, as Maurícias, as Seichelles, o Egipto e Cabo Verde.
O e-readiness de Cabo Verde neste relatório é de 0.416, pouco inferior à média mundial que é de 0.454.
A nota do NOSI conclui que "a parceria estratégica estabelecida com a Microsoft que inclui a criação do Centro de Inovação, os projectos em curso com a China que visam o reforço das infra-estruturas e as medidas institucionais em curso para a criação do partenariado para a Sociedade de Informação constituem iniciativas que nos encorajam a assumir o desafio de ocupar lugares mais ambiciosos na próxima avaliação".
Para mais informações aceda o link: http://www.unpan.org/egovkb/global_reports/08report.htm