O Primeiro-Ministro, José Maria Neves, recebeu nesta terça-feira, o Ministro dos Negócios Estrangeiros e Cooperação de Moçambique, o engenheiro Oldemiro Balói, tendo os dois perspectivado o reforço das relações económico-empresariais entre os dois países, sendo que a visita de Balói permitiu retomar um conjunto de iniciativas neste sentido, bem como identificar novas áreas de cooperação.
Logo após o encontro, os dois responsáveis falaram à comunicação social dando conta deste “importante” encontro, segundo o Primeiro-Ministro, José Maria Neves e que permitiu dar alguns passos em concreto para uma nova etapa nas relações entre os dois países, sobretudo no âmbito da cooperação económico-empresarial, tendo ambos realçado essa vontade dos dois governos.
“Apesar das dificuldades políticas, o crescimento económico de Moçambique continua activo e com uma forte participação da população moçambicana”, referiu o Ministro de Negócios Estrangeiros e Cooperação de Moçambique Oldemiro Balói.
José Maria Neves, por seu lado realça que “Moçambique tem desenvolvido muito bem e está a descobrir novas formas de investimento”, aludindo às iniciativas que estão a ser tomadas no quadro das relações intergovernamentais e que possam propiciar novas oportunidades para o desenvolvimento das relações empresariais entre os dois países (ver texto: PM recebe Ministro dos Negócios Estrangeiros e Cooperação de Moçambique).
Áreas como o turismo, as pescas, o agro-negócio, o ensino superior deverão centrar os esforços do reforço da parceria económico-empresarial entre Moçambique e as Ilhas, sendo que os dois governos já vêm a cooperar no sector da administração pública, ciências, tecnologias e, mais timidamente, no sector empresarial, sendo que “tem tudo para avançar”, aponta o governante moçambicano.
Oldemiro Balói, aproveitou a ocasião ainda para realçar Cabo Verde como um exemplo e “um mercado de referência democrática” para os países africanos, tendo em conta a sua estabilidade política e democrática e os sucessos alcançados no seu processo de desenvolvimento. E, a acrescentar, augurou que o nosso país “continue nesta linha e que retome o ritmo de crescimento que já alcançou, de modo atingir os seus objectivos”.
Sendo Oldemiro Balói também o Presidente do Conselho da CPLP, obviamente que questões ligadas ao funcionamento do referido bloco foram igualmente debatidas entre os dois responsáveis, nomeadamente em relação ao fortalecimento da organização dos Países Oficiais de Língua Portuguesa.
Outros assuntos em pauta neste encontro foram a instabilidade em Moçambique neste momento e os desafios que se colocam à Guiné-Bissau, tendo aqui o Primeiro-Ministro, José Maria Neves, reforçado o apelo à comunidade internacional, sobretudo aos países da CPLP, para que apoiem fortemente o processo de restabelecimento da estabilidade política, da paz, da restauração de direito democrático e de relançamento das bases para o desenvolvimento da Guiné-Bissau.