Notícias

Cabo Verde e Marrocos reforçam relações

Marrocos busca o reforço e alargamento das relações com Cabo Verde, sendo que há o interesse do nosso vizinho africano de cooperar em vários domínios como os transportes, a gestão portuária, a formação profissional, a electricidade, a água o turismo e o artesanato, de acordo com o Ministro dos Negócios Estrangeiros daquele país, Taïeb Fassi Fihri.

Essa firme intenção do Governo marroquino foi revelada pelo Chefe da Diplomacia marroquina, após um encontro com o Chefe do Governo de Cabo Verde, José Maria Neves, no Palácio da Várzea.

Entre as razões dessa vontade de cooperação, segundo o Chefe da Diplomacia marroquina, está o facto de que o seu país "é sensível aos esforços feitos em Cabo Verde, em termos de fortalecimento do Estado de Direito, de transparência e de leis", afirma.

"Nós somos sensíveis aos esforços de Cabo Verde em termos de fortalecimento do Estado de Direito, transparência, regras (leis)", afirma Taïeb Fassi Fihri. Essa relação é facilitada pela partilha de valores, sendo que, "dois países que partilham dos mesmos valores podem criar riquezas juntos", completa.    

Uma prova dessa grande vontade de maior aproximação entre os dois países é que o Rei de Marrocos, Mohammed VI, está de malas aviadas para Cabo Verde, para uma visita oficial de dois dias, 27 e 28 de Maio. Com ele, segundo consta, deverá vir uma delegação de cerca de 300 pessoas, para estudar as possibilidades de cooperação nos vários domínios.

É, justamente, no quadro dessa visita que Taïeb Fassi Fihri encontrou-se com José Maria Neves, para ultimar os preparativos para a recepção à sua majestade, o Rei de Marrocos, e confirmar essa vontade mútua de uma cooperação mais frutífera entre os dois Estados.

"Foi uma visita que serviu para transmitir ao Sr. Primeiro Ministro uma mensagem de amizade por parte de sua majestade o Rei, de consolidar, diversificar e reforçar a cooperação com Cabo Verde", diz Taïeb Fassi Fihri.