O Ministro da Agricultura e Ambiente de Cabo Verde, Gilberto Silva e o Ministro de Equipamento e Águas do Reino de Marrocos, Nizar Baraka, assinaram um protocolo muito importante que abarca áreas essenciais e estratégicas para o desenvolvimento de Cabo Verde no domínio da água e meteorologia.
“Água continua e continuará a ser um dos maiores problemas de Cabo Verde, pelo que é que necessário mobilizar muito mais água”, avançou o ministro Gilberto Silva. “Temos a necessidade de melhorar todo o sistema de governança e a sua gestão, e este protocolo visa essencialmente cooperar a nível institucional para que nos vários aspetos possamos beneficiar da experiência de Marrocos a nível do continente”, disse.
Por sua vez, o ministro de Equipamentos e Água do Reino de Marrocos, Nisar Baraka, informou que pretende apoiar Cabo Verde também no desenvolvimento de um modelo específico de previsão meteorológica.
“Nós temos um modelo climático de meteorologia mais desenvolvido em África e estamos dispostos a compartilhar esta capacidade com Cabo Verde, para o desenvolvimento de um modelo específico de previsão climática”, precisou o governante marroquino.
A cooperação entre os dois países será desenvolvida com base em atividades, nas áreas de cooperação técnica e institucional tais como: a gestão e governação das águas subterrâneas a nível descentralizado (agências de bacias); política e estratégia hídrica; controlo de custos e boas práticas para dessalinização e utilização da água do mar para fins de irrigação; o desenvolvimento de ações de sensibilização para a racionalização e proteção dos recursos hídricos e outras áreas complementares de cooperação ligadas à gestão e utilização dos recursos hídricos e de meteorologia.