Notícias

Cabo Verde e Luxemburgo estudam ampliar parceria

Poucas horas antes do encontro, José Maria Neves falou das expectativas nacionais e admitiu essa forte possibilidade do reforço dessa cooperação, já que o Governo luxemburguês tem manifestado abertura para tal.

"Queremos aumentar o pacote financeiro da cooperação entre Cabo Verde e Luxemburgo, há perspectivas nesse sentido", avança. Nisso, o Governo de Cabo Verde irá discutir com Juncker a possibilidade de financiamento luxemburguês de um importante projecto de reabilitação das praias nas ilhas e que foram degradadas pela acção humana, sobretudo, devido à apanha de areia.

Principalmente a ilha de Santiago é a ilha mais afectada por essa prática ilegal. O Projecto prevê a recuperação " de todas as praias, o transporte de areia de Marrocos e da Mauritânia  para Cabo Verde, parte para a construção civil, parte para a reabilitação das praias".

Trata-se de um investimento de "grande fôlego que estamos a preparar", considera, e "esperamos consensualizar este projecto para desenvolver em Cabo Verde", acrescenta. Discutirá também com  Juncker a Parceria Especial com a União Europeia, até porque o Primeiro-Ministro luxemburguês ocupa de momento uma posição de peso dentro da estrutura  da União Europeia.

"Juncker deu uma grande contribuição para esta Parceria, é um grande amigo de Cabo Verde e pode ajudar-nos, aconselhar-nos com ideias muito úteis sobre o aprofundamento da Parceria Especial com a União Europeia", reflecte.

A integração e a educação da Comunidade são outros temas que estarão na mesa de discussão entre os dois governos.

Também hoje, José Maria Neves encontrar-se-à com o Grão Duque de Luxemburgo, Henry, e o Presidente da Câmara dos Deputados luxemburguês, Laurent Mosart. Amanhã estará na Bélgica para a úlima etápa da visita à região BENELUX. Em Bruxelas, Neves terá um encontro de trabalho com Durão Barroso, Presidente da Comissão Europeia.