No quadro das relações de cooperação existentes entre os dois países, os Governos de Cabo Verde e do Japão assinam hoje, 30 de Março de 2012, um acordo de empréstimo no valor de, aproximadamente, seis biliões de escudos cabo-verdianos, para o financiamento do projecto de “Reforço da Capacidade de Produção, Transporte e Distribuição de Energia em seis ilhas de Cabo Verde”.
A Parte Cabo-verdiana vai estar representada pelo Ministro das Relações Exteriores, Jorge Brito e pela Ministra das Finanças e do Planeamento, Cristina Duarte. Em nome do governo japonês o Embaixador do Japão em Cabo Verde e o Representante da Japanese International Cooperation Agency – JICA residentes no Senegal, rubricam o acordo.
Refira-se que, para além do financiamento japonês, outorgado pela JICA, o projecto tem o co-financiamento do Banco Africano para o Desenvolvimento e do Governo de Cabo Verde.
Este projecto visa a melhoria da capacidade de produção, transporte e distribuição de energia eléctrica e, por conseguinte, o aumento da taxa de acesso à electricidade que repercutir-se-á na qualidade da prestação de serviço e na competitividade da economia nacional.
Recorde-se que o Governo Nipónico tem concedido ajuda pública ao desenvolvimento desde os primórdios da independência de Cabo Verde, o qual tem sido canalizada especialmente para os domínios de agricultura, pescas, telecomunicações, desporto, exploração e abastecimento de água às populações, saúde, formação de quadros, transportes, infra-estruturas, que visam sobretudo o combate a exclusão social e a redução da pobreza.
O Japão atribui anualmente uma importante ajuda alimentar, cujos fundos de contrapartida são utilizados para a implementação de projectos relevantes do sector agrícola.