O Ministro das Relações Exteriores, Jorge Borges, e o Embaixador da Itália, Arturo Luzzi, assinaram, nesta segunda-feira, 08 de Julho, um acordo de cooperação no domínio policial.
O protocolo ora assinado irá promover o intercâmbio de informações e a colaboração institucional, bem como em matéria de investigação criminal, visando intensificar a luta contra males que afligem as sociedades de ambos os países, tais como a criminalidade organizada, o terrorismo, tráficos ilícitos de drogas e de seres humanos.
Face à complexidade dos fenómenos acima mencionados, a cooperação internacional nessa matéria é muito apreciada pelas autoridades nacionais, preocupadas em garantir a ordem e a segurança públicas, o bem-estar e a integridade física dos cidadãos.
Recorde-se que no domínio da cooperação, a República de Cabo Verde e a República da Itália estabeleceram relações de amizade e de cooperação em 1976. A partir dos anos oitenta a cooperação entre os dois países foi intensa, com uma forte intervenção nas áreas agrícola, pecuária, urbanização, formação de quadros, entre outras. Essa circunstância de parceiro privilegiado viria a alterar-se progressivamente no início da década de 90, devido a crise que assolou a Itália, causando um estrangulamento da ajuda dirigida aos países subdesenvolvidos, sobretudo os que situavam fora da esfera tradicional (em função dos laços históricos) de influência e de concentração da cooperação italiana.