Notícias

“Cabo Verde e Europa continuarão juntos na promoção dos valores que nos une” – Ministro de Estado

O Ministro de Estado, dos Assuntos Parlamentares e da Presidência do Conselho de Ministros, Fernando Elísio Freire, frisou que Cabo Verde e Europa vão continuar juntos na promoção de todos os valores que os une, nomeadamente no quadro de novas parcerias em relação à estabilidade, à promoção da paz, à democracia, à convergência técnica e normativa, à boa governação da luta contra a pobreza e do desenvolvimento, bem como na promoção do crescimento e competitividade, da criação do emprego, da economia azul e das reformas institucionais.

As palavras do Ministro, em representação do Governo, foram proferidas no âmbito das comemorações do Dia da Europa em Cabo Verde, que se celebrou nesta quinta-feira, 09 de maio, na Academia Livre de Artes Integradas do Mindelo (ALAIM), a convite da União Europeia.

“A Europa e Cabo Verde tem excelentes relações e são para continuar porque estamos juntos na democracia, na promoção da paz, na integração regional e em todos os pilares da integração, mas, acima de tudo, juntos na defesa da dignidade da pessoa humana”, realçou.

Para o Ministro de Estado, a Europa é um parceiro especial de Cabo Verde porque tem uma história que os une, apesar de um mar que os separa e que faz este arquipélago ser uma nação global, forjada no cruzamento de vários povos.

No seu discurso, Fernando Elísio Freire saudou, ainda, a forma como a União Europeia tem comemorado o Dia da Europa em Cabo Verde, escolhendo anualmente uma ilha para celebrar a Europa, para demonstrar a força e a pujança da União Europeia.

Comemorar o dia da Europa através da cultura é homenagear este Continente, segundo o governante, para quem esse ato representa, acima de tudo, homenagear uma nação crioula, como Cabo Verde, fruto de cruzamento entre os povos europeus e africanos.

A nossa relação de cooperação com a União Europeia é especial e cada vez mais forte, porque estamos alinhados com os mesmos valores e é a cultura que nos une, “pois queremos ser uma referência no mundo, no que tange à estabilidade, paz e democracia, pois o nosso foco é estar sempre ao lado da dignidade humana”, concluiu.

Por sua vez, a Embaixadora da União Europeia, Sofia Moreira de Sousa, afirmou que a parceria entre Cabo Verde e a União Europeia, para além de um documento político e dos planos de ação, é, acima de tudo, uma parceria de pessoas para pessoas, feita por pessoas.