Enquadrado no reforço da cooperação já existentes entre os dois países, este encontro será assegurado pelo Secretário de Estado dos Negócios Estrangeiros, Jorge Borges, em representação do Governo de Cabo Verde e pelo Embaixador do Reino da Espanha em Cabo Verde, Manuel José Villavieja, em representação do Governo espanhol.
A cooperação entre Espanha e Cabo Verde tem-se concentrado nas áreas da Cultura, Educação/Formação Profissional, Segurança, Descentralização, Pesca, Agricultura e Meio Ambiente. A cooperação económico-empresarial tem sido igualmente dinamizada nestes últimos anos.
O Programa de Cooperação em curso, assinado em Março de 2007, para o triénio 2007-2009, está orçado em 27 milhões de euros e compreende ainda um envelope financeiro no valor global de 53 milhões de euros, sendo 50 milhões empréstimos concessionais para projectos no quadro do Fundo de Apoio ao Desenvolvimento e 3 milhões donativo para estudos de viabilidade.
A reunião será co-presidida pelo Director Geral da Cooperação Internacional, António Pedro Alves Lopes e pelo Chefe do Departamento África Subsahariana da Agência Espanhola de Cooperação Internacional de Desenvolvimento (AECID), José Manuel Albares.
De realçar que o Reino da Espanha é membro activo do Grupo de Apoio à Transição criado no quadro da Graduação de Cabo Verde da Lista dos PMA e tem colaborado com o nosso país no quadro da Parceria Especial com a União Europeia.