De acordo com uma nota de imprensa do Ministério dos Negócios Estrangeiros, Cooperação e Comunidades, os dois ministros decidiram procurar meios com vista a reforçar as relações entre os países, por existir muitas oportunidades inexploradas, sendo o primeiro passo a ser dado para reforçar os laços de cooperação Eslovénia/Cabo Verde deve passar pela acreditação recíproca de embaixadores.
Como não podia deixar de ser, os dois ministros destacaram as relações entre Cabo Verde e a União Europeia, tendo reafirmado que a Parceria Especial entre Cabo Verde e a EU, adoptada nos finais de 2007, oferece muitas possibilidades novas de cooperação bilateral as duas Repúblicas. Também foi discutido a Parceria para a Mobilidade entre Cabo Verde e a UE que foi assinada durante a Presidência eslovena da UE em Junho de 2008.
Os Ministros trocaram opiniões sobre alguns dos assuntos regionais nos Balcãs Ocidentais como também a situação na África Ocidental e tiveram uma discussão profícua sobre assuntos globais como a reforma do Conselho de Segurança das Nações Unidas e as Mudanças Climáticas.
Samuel Žbogar e José Brito, congratularam-se com a recente decisão do Conselho Europeu respeitante ao início de negociações para facilitação de vistos para os cidadãos de Cabo Verde.
José Brito, manteve encontro com o Ministro da Administração Pública da República da Eslovénia, Irma Pavlinič Krebs, com o Primeiro-Ministro da Eslovénia, Borut Pahor e com o Presidente da Assembleia Nacional da República da Eslovénia, Pavel Gantar.