Notícias

Cabo Verde e Congo perspetivam reforço de cooperação em vários setores de desenvolvimento

A Secretária do Estado do Fomento Empresarial, Adalgisa Vaz, recebeu, em visita de cortesia, a Ministra das Pequenas Empresas, do Artesanato e do Setor Informal da República do Congo, Jacqueline Lydia Mikolo.

A Secretária do Estado do Fomento Empresarial, Adalgisa Vaz, recebeu, em visita de cortesia, a Ministra das Pequenas Empresas, do Artesanato e do Setor Informal da República do Congo, Jacqueline Lydia Mikolo.

A visita da governante congolesa teve, essencialmente, como objetivo, o estreitar das relações de cooperação entre Cabo Verde e Congo, especialmente, no domínio do fomento empresarial, promoção do turismo e o reforço de parcerias comerciais e culturais.

Jacqueline Lydia Mikolo, que se encontra de visita ao arquipélago, no âmbito da realização na 6ª Edição do Tropic Business Summit, que decorre na Cidade da Praia de 10 a 15 de outubro, lembrou que os dois países têm relações amistosas e culturais, que datam desde a independência de Cabo Verde, além de terem, em comum, uma forte aposta no sector privado e nas PMEs e no empreendedorismo jovem, nomeadamente no domínio da cultura e artesanato.

A Ministra Mikolo sublinhou várias oportunidades de negócios e de investimentos no sector das pescas, da indústria conserveira, das indústrias criativas, da agricultura e do turismo, entre outros.

Por sua vez, a Secretária do Estado do Fomento Empresarial, Adalgisa Vaz, informou da recente visita do Secretário Geral da ZLECA que reiterou o apoio financeiro e institucional para melhor integração de Cabo Verde no continente africano, realçando os esforços do Governo cabo-verdiano para melhoria da conectividade aérea e marítima, explorando o corredor marítimo Praia–Dakar-Abidjan que mereceu também a atenção da União Europeia e do Banco Europeu de Investimentos.

Durante o encontro, Adalgisa Vaz e Jacqueline Lydia Mikolo, demonstraram o interesse de artistas congoleses em participar de eventos culturais, realizados em Cabo Verde.

Para o reforço desta cooperação, o Embaixador do Congo acreditado em Cabo Verde, informou dos trabalhos, em curso, para criação de uma comissão mista entre os dois países para cimentar e acompanhar os acordos de cooperação.

Adalgisa Vaz informou à governante congolesa do programa de promoção de Cabo Verde no exterior e do interesse em realizar em Brazzaville fórum de investimentos para atração de investidores congoleses.

Foi partilhada com a delegação congolesa a experiência de Cabo Verde no fomento empresarial, nomeadamente as atribuições das instituições do ecossistema, bem como o programa de diversificação da economia.