Notícias

Cabo Verde e Brasil reúnem-se na IV Reunião de Consultas Políticas

O encontro entre os dois países serviu para partilha de informação e balanço das ações de cooperação, foi presidido pela Secretária de Estado dos Negócios Estrangeiros e Cooperação, Dra. Miryan Vieira, e por parte do Brasil esteve presente o Secretário para a África e Oriente Médio do Ministério das Relações Exteriores do Brasil, Embaixador Carlos Duarte.

As duas delegações analisaram a situação politica e socioeconómica nos respetivos países e relativamente aos assuntos regionais e internacionais de interesse comum; fizeram um balanço geral das relações bilaterais com enfoque nas áreas tradicionais de cooperação entre os dois países, bem como a apresentação de um ponto de situação sobre o futuro Programa de Desenvolvimento Integrado (PDI) que está em fase de estruturação, e que tem como objetivo tornar a cooperação entre os dois países mais eficiente e com melhor coordenação e analisaram a atual situação geopolítica internacional e sua consequência para o desenvolvimento de ambos os países.

Em declarações à imprensa, a Secretária de Estado Miryan Vieira precisou que a cooperação entre os dois países tem sido bastante profícua e com impactos positivos no processo de desenvolvimento de Cabo Verde.

“Nós estamos a desenhar o plano de desenvolvimento integrado, já houve uma missão de prospeção da Agência Brasileira de Cooperação, onde foram identificados alguns setores que serão abrangidos no quadro desse novo programa de cooperação, nomeadamente a questão das mudanças climáticas e a preservação ambiental”, disse.

Brasil tem sido um parceiro tradicional de desenvolvimento de Cabo Verde e tem apoiado, sobretudo na capacitação técnica e institucional do país, como na assistência humanitária com a importante ajuda alimentar no quadro da crise da segurança alimentar e tem contribuído para reforçar as políticas de segurança alimentar e nutricional do país.

Por sua vez, o Secretário para a África e Oriente Médio do Ministério das Relações Exteriores do Brasil, Embaixador Carlos Duarte, congratulou-se com a retomada das consultas políticas entre Cabo Verde e o Brasil, mostrando a disponibilidade do Brasil em participar no Programa de Desenvolvimento Integrado de Cabo Verde, que abrangerá o setor da saúde, agricultura, educação, setor privado, turismo e empreendedorismo.

O Mecanismo de Consultas Bilaterais, Políticas e de Cooperação foi assinado em 2009, e constitui o quadro institucional de incrementação do diálogo bilateral entre Cabo Verde e Brasil, com vista a dar corpo a uma parceria estratégica desejada por ambos os países.

Recorda-se que a III Reunião do Mecanismo de Consultas Políticas e de Cooperação, entre os dois países aconteceu na cidade da Praia, a 01 de setembro de 2015. Antepôs-se a primeira em julho de 2009 e a segunda em 2012.

À luz dos diálogos e das concertações político-diplomáticas mantidas entre os dois países, julgou-se importante retomar este fórum bilateral para assegurar o funcionamento regular deste Mecanismo de Consultas Bilaterais, uma vez que desde 2015, que os dois países não se reuniam para este fim.