Notícias

Cabo Verde e Brasil querem parceria estratégica: Nova dinâmica de cooperação entre os dois países

José Maria Neves, que se fez acompanhar da Ministra das Finanças, Cristina Duarte, deslocou-se ao Brasil com o objectivo de alargar e dinamizar as relações de cooperação entre os dois países. A indústria de construção civil, a promoção de Cabo Verde como destino turístico e de investimento, a dinamização do comércio, a cooperação económica empresarial, a abertura de linhas de crédito com vista a facilitar a exportação de bens e serviços brasileiros, a engenharia e habitação, são alguns dos sectores que Cabo Verde propõe desenvolver e que regulamentam o novo quadro de cooperação entre os dois países.temer_e_pm_abordam_relaes_entre_os_dois_pases

 

 

 

 

 

Temer e PM abordam relações entre os dois países

A visita de uma semana ao Brasil efectuada pelo Primeiro-ministro, ilustra bem o novo élan (rumo) que os dois países pretendem dar às relações bilaterais. O Chefe do Executivo mostrou interesse de ver incrementado este tipo de cooperação com o Brasil, sobretudo no que tange à participação de empresas brasileiras nos vários sectores de desenvolvimento.

O apoio manifestado pelo Brasil às autoridades cabo-verdianas deixa a porta aberta para o futuro quadro de relacionamento. Tanto assim é que, relativamente à disponibilidade das autoridades brasileiras e dos encontros mantidos com vários empresários deste país, "há um interesse por parte do Governo brasileiro no sentido de aprofundar as relações, uma vez que existem, neste momento, condições para que se inicie uma nova era de cooperação", garante o Primeiro-Ministro, para quem os dois países irão trocar delegações para a discussão aprofundada de um acordo quadro.

Parceria estratégica

Este novo acordo-quadro irá permitir rubricar vários acordos e memorandos de entendimento entre os dois países, conforme deixou entender José Maria Neves.encontro_com_sarney_outro_grande_momento_visita

 

 

 

 

 

 

 

  

Encontro com Sarney outro grande momento da visita

Este acordo de Parceria Estratégica deverá ser assinado no primeiro semestre de 2010, com a visita a Cabo Verde do Presidente Lula da Silva.

Na sequência, José Maria Neves diz ter aberto, com o Governo Federal, um quadro de cooperação que, no futuro, irá contribuir fortemente para o reforço das relações de amizade e de cooperação económica e empresarial.

Aliás, neste âmbito, José Maria Neves defendeu também a abertura de linhas de crédito para facilitar a exportação de bens e serviços brasileiros da construção civil, engenharia e arquitectura para Cabo Verde. pre._ca_deput_michel_temer_discute_com_pm_rela_cv_br

 

 

 

 

 

 

 

 

Pre. Ca Deput, Michel Temer discute com PM relação CV Br

Com as linhas de crédito prevê-se a construção da Universidade de Cabo Verde e outros edifícios administrativos na cidade da Praia, designadamente o "campus de justiça" e a sede de vários ministérios do Governo. O Primeiro-Ministro garantiu que o dossier está bem encaminhado e espera-se, oportunamente, conclui-lo e iniciar o "processo auspicioso" de cooperação com o Brasil neste domínio.

na_mesa__se_faz_poltica

 

 

 

 

 

 

 

  

Na mesa também se faz política

Outras áreas identificadas que irão permitir melhorar as relações bilaterais dos dois países e que mereceu uma análise profunda das autoridades brasileiras e cabo-verdianas foram os sectores da habitação, arquitectura e engenharia civil. Uma missão da Caixa Económica Federal e do Ministério das Cidades do Brasil deverá deslocar-se a Cabo Verde para discutir o projecto "Casa para Todos", projecto este que já se encontra na sua fase de implementação.

Petrobrás na prospecção do petróleo

A Petrobrás, uma das maiores empresas petrolíferas do Hemisfério Sul, poderá marcar presença em Cabo Verde com vista a efectuar trabalhos de prospecção em águas ultra-profundas. A possibilidade da presença da petrolífera brasileira operar no nosso país foi avançada pelo Primeiro-Ministro, na sequência da sua visita ao Brasil.

pm_e_comitiva_foram_agraciados_com_um_almoo_no_itamaraty

 

 

 

 

 

 

 

PM e comitiva foram agraciados com um almoço no Itamaraty

José Maria Neves afirmou que Cabo Verde pretende utilizar a experiência da Petrobrás nesta matéria. "Queremos incrementar a participação do Brasil nos sectores da construção civil e de energias fósseis e renováveis. Estamos a estudar a possibilidade de prospecção em águas profundas".

Um visita que excedeu as expectativas

"Ultrapassamos as expectativas", foram estas as palavras de José Maria Neves, e que resumem o sucesso da sua recente visita ao Brasil. Recorde-se que o PM deslocou-se ao Brasil, a convite do presidente brasileiro, Luís Inácio Lula da Silva, onde, para além de receber o título Honoris Causa pela prestigiada Universidade Cândido Mendes, no Rio de Janeiro, pôde discutir e delinear, com as autoridades políticas daquele país, novas áreas e possibilidades de cooperação.pm_e_lula_perspectivam_coop._mais_ampla_entre_praia_e_braslia

 

 

 

 

 

 

PM e Lula perspectivam coop. mais ampla entre Praia e Brasília

O Chefe do Governo foi recebido ao mais alto nível, pelo Presidente da Republica, Lula da Silva, pelo Presidente do Congresso, José Sarney, pelo Presidente da Câmara dos Deputados, Michel Temer, entre outras personalidades.

Dos vários contactos feitos, a destacar Luís Inácio " Lula" da Silva e o Presidente do Senado brasileiro, José Sarney, há já uma aceitação positiva das propostas de Neves para o aumento da cooperação entre os dois países em áreas vitais de desenvolvimento.encontro_com_estudantes_e_comunidade_crioula_em_braslia

 

 

 

 

 

 

 

 

Encontro com estudantes e comunidade crioula em Brasília

José Maria Neves participou em encontros com empresários e com o governador do Estado de São Paulo, José Serra, onde manifestou o desejo de Cabo Verde receber empresas brasileiras.

"Queremos incrementar a cooperação económica e comercial com o Brasil e que os empresários brasileiros usem Cabo Verde como uma plataforma de negócios com a África e a Europa", afirmou.cabral_e_pm

 

 

 

 

 

 

PM e Cabral perspectivam coop, CV e RJ, área F. prof.

JMN acredita ser importante que os dois Governos continuem a insistir na necessidade dos empresários investirem em linhas de transporte marítimo regulares entre os dois países.

O mesmo interesse foi manifestado pelo ministro das Relações Exteriores do Brasil, Celso Amorim, durante um encontro com José Maria Neves no seu Ministério.pm_exibe_o_diploma_doutor_honoris_causa 

 

 

 

 

 

 

 

PM exibe o diploma Doutor Honoris Causa

Outro dos temas de interesse tratado nos encontros entre as autoridades dos dois países foi a reconversão da dívida de Cabo Verde ao Brasil em projectos de investimentos na área de educação.

José Maria Neves reuniu-se, igualmente, com empresários brasileiros do sector eléctrico e com eles abordou um projecto de construção de uma central térmica para a produção de energia a partir da combustão de lixo doméstico.mais_um_encontro_bem_sucedido

 

 

 

 

 

 

 

Mais um encontro bem sucedido

O alargamento da cooperação na área de formação profissional entre o Brasil e Cabo Verde foi um dos assuntos abordados nas conversações bilaterais. O primeiro-ministro lembra que o arquipélago é actualmente o país com o maior número de estudantes bolseiros nas universidades brasileiras.

pmlula0A visita do chefe do Governo de Cabo Verde à República Federativa do Brasil vem provar que os dois países estão interessados numa cooperação profícua e o mais abrangente possível e permitiu criar pressupostos para que Cabo Verde e Brasil possam, de mãos dadas, enfrentar os grandes desafios que se impõem actualmente.