José Maria Neves aproveitou, durante o encontro com Lula, para expressar ao Presidente do Brasil, a vontade de se estabelecer uma cooperação com o Brasil em matéria de prospecção de petróleo em águas profundas, em que a Petrobrás, empresa estatal daquele país da América do Sul é líder, detendo tecnologia das mais avançadas para essa tarefa. Assim, José Maria Neves tenta buscar um acordo com o Governo brasileiro para a presença da Petrobrás em Cabo Verde.
Primeiro-Ministro e Sérgio Cabral |
Num encontro com empresários brasileiros, em São Paulo, Neves destacou as várias oportunidades de negócios existentes no arquipélago e a condição geoestratégica de Cabo Verde que pode servir de plataforma para a entrada dos produtos brasileiros em África.
Uma das possibilidades aventadas com um grupo de empresários do sector de energias é da implementação e construção de uma central térmica para a produção de energia, a partir da combustão de lixo doméstico. Projecto esse, que a cumprir a promessa dos seus mentores, "pode resolver o problema do destino do lixo e da falta de energia de Cabo Verde de forma conjunta e ambientalmente sustentável", segundo noticia a imprensa no Brasil e aqui em Cabo Verde.
A construção civil é a outra área em que o Brasil poderá dar um contributo importante para o sucesso do programa Casa Para Todos, seja através da presença de empresas brasileiras ou da troca de experiência com o Governo brasileiro que tem um programa idêntico, ou com a abertura de linhas de crédito às exportações de bens e serviços nesta área. Um tema que fez parte da conversa entre Neves e Lula.
De acordo com informações vindas de Brasília, a missão do Ministério das Cidades e do banco estatal Caixa Económica Federal vai discutir a ampliação da participação do Brasil no sector de construção civil, nomeadamente de habitação popular.
Primeiro Ministro e Estudantes cabo-verdianos no Rio de Janeiro |
No que concerne à educação e à formação superior, Neves discutiu com os Governadores de São Paulo e Rio de Janeiro, José Serra e Sérgio Cabral, respectivamente, sobre a possibilidade de reforço da cooperação entre os dois países, especialmente na formação profissional.
Recorda-se que o Brasil recebe actualmente centenas de estudantes cabo-verdianos nos vários estabelecimentos de ensino superior, sendo que Cabo verde é actualmente o país com maior número de estudantes bolseiros em terras brasileiras.
Lula vem a Cabo Verde
No âmbito do encontro entre os dois governantes, José Maria Neves endereçou um convite ao presidente do Brasil com vista a efectuar uma visita oficial a Cabo Verde para reforçar o diálogo institucional entre os países, convite prontamente aceite por Lula que deverá se deslocar ao nosso país já no primeiro semestre de 2010.
Igual convite foi efectuado ao Governador do Rio de Janeiro, Sérgio Cabral que também deverá vir a Cabo Verde igualmente no próximo ano.
A visita de José Maria Neves ao Brasil prossegue até segunda-feira, 19 de Outubro, com mais encontros com estudantes cabo-verdianos e outras personalidades brasileiras. Nesta sexta-feira, o Primeiro-Ministro será alvo de uma recepção na Fundação Getúlio Vargas, universidade onde fez a sua formação em Administração Pública, pelos antigos professores e colegas e os gestores da escola.