Notícias

Cabo Verde e Boa Vista dão o último adeus ao seu primeiro Presidente da República, Aristides Maria Pereira

Hoje, 28 de Setembro de 2011, o corpo de Aristides Maria Pereira foi dado à terra, em Fundo das Figueiras, Boa Vista, sua ilha natal, numa cerimónia privada que reuniu familiares, amigos e alguns representantes das Entidades Oficiais Cabo-verdianas.

Eram por volta das 8H30 quando o corpo de Aristides Maria Pereira saiu em cortejo da Assembleia Nacional, onde se encontrava em câmara ardente, desde segunda-feira, 26, para o Aeroporto Internacional da Praia.

Antes da partida para Boa Vista, teve lugar as honras militares dignas de um presidente e combatente pela liberdade da pátria que foi Aristides Pereira. Uma cerimónia assistida por familiares, amigos, combatentes nacionais e representantes do Governo, da Presidência da República e da Câmara Municipal da Praia. Mas também, contou com a presença de alguns anónimos da sociedade civil que quiseram se despedir do homem que lutou pela liberdade do arquipélago e que é considerado um dos heróis nacionais.

O Presidente da República, Jorge Carlos Fonseca, o Primeiro-Ministro, José Maria Neves e o Ministro da Defesa, Jorge Tolentino juntaram-se aos familiares para acompanhar Aristides Pereira à sua última morada.

Os restos mortais do antigo Chefe de Estado chegaram à Boa Vista e seguiram, em cortejo fúnebre, directamente para o Fundo das Figueiras, onde foi realizada uma cerimónia religiosa privada.

O corpo foi sepultado no cemitério local para descansar em paz, ao lado dos seus entes queridos. Cumpre-se assim a última vontade de um dos homens mais ilustres que o país viu nascer e uma das figuras incontornáveis na história de Cabo Verde e de África.