Cabo Verde assinou ontem, 30 de novembro, dois acordos de cooperação com a Agência Internacional da Energia Atómica, AIEA, no âmbito do tratamento de doenças oncológicas, na fase pioneira da introdução da radioatividade no país, e capacitação em ciência e tecnologia nuclear.
Os acordos foram rubricados pela Secretária de Estado dos Negócios Estrangeiros e Cooperação, Miryan Vieira, e pelo Diretor do departamento África da AIEA, Michel Edwer.
Com esse acordo, a AIEA irá ajudar Cabo Verde na introdução de uma unidade de radioterapia nos serviços hospitalares, conforme sublinhou a Secretária de Estado, afirmando que é com muita satisfação que o Governo acolhe a primeira missão da AIEA, após a adesão de Cabo Verde naquela agência.
“Para nós é importante estabelecer uma cooperação técnica, sobretudo, numa fase pioneira da introdução da radioatividade aqui no país, como sabem, uma das razões que levou o Governo a aderir a Agência Internacional da Energia Atómica foi basicamente dar resposta a uma necessidade que nós temos no tratamento de doenças oncológicas, com a introdução de unidades de radioterapia nos serviços hospitalares”, afirmou a governante.
As duas partes estiveram reunidas a discutir o Ciclo Bienal de Cooperação Técnica 2026-2027, que terá início em janeiro de 2024. O encontro prévio serviu, também de base para discussão das ações práticas com vista a adesão de Cabo Verde ao Acordo Cooperativo Regional Africano para Investigação, Desenvolvimento e Formação relacionados com a Ciência e Tecnologia Nuclear.