De acordo com o relatório Perspectivas Económicas em África 2012, co-produzido pelo Banco Africano para o Desenvolvimento (BAD), confirma que o crescimento económico em Cabo Verde continuará em alta e estável. Contudo, o mesmo relatório avança que a fraca qualidade das infra-estruturas podem dificultar a competitividade do país.
O documento do prevê um crescimento ligeiro do Produto Interno Bruto (PIB) real de 1%, situando-se nos 5,1 % em 2012, já que em 2011 esse crescimento situou-se nos 5, 0%. O mesmo relatório destaca ainda a queda da inflação de 4,5 para os 3,3% em igual período e elogia o país “por ser dos poucos em África que vai cumprir os oito Objectivos do Milénio”.
No entanto, o documento conclui que Cabo Verde apresenta alguns pontos menos positivos que poderão tornar o país vulnerável aos choques externos, nomeadamente: o aumento das desigualdades, principalmente entre as zonas urbanas e rurais, a sua dependência dos recursos financeiros externos, onde se incluem as remessas de emigrantes.
Fonte: Lusa