Entre as metas dessa viagem, de acordo com o Chefe do Executivo, o Governo de Cabo Verde irá procurar estabelecer acordos na área da Cultura, designadamente na questão da recuperação e preservação do Património Cultural arquitectónico.
As áreas da formação e desenvolvimento de actividades culturais "podem ser outros pilares" de cooperação entre os dois países, bem como o áudio-visual, nomeadamente a televisão, a fotografia, e o vídeo-documentário em que a Cuba se destaca entre os melhores do mundo.
A protecção e preservação dos recursos marinhos e a agricultura são outras áreas de grande importância para esta nova etapa da cooperação entre os dois países, tanto é que José Maria Neves faz-se acompanhar do Ministro do Ambiente, Do Desenvolvimento Rural e Dos Recursos Marinhos, José Maria Veiga.
No que concerne à Preservação dos Recursos Marinhos, é o próprio PM a lembrar que já há uma cooperação importante entre Cabo Verde, Cuba e a FAO, com a "participação forte" de técnicos cubanos. "Queremos trazer mais expertise cubana para Cabo Verde nesta matéria", refere o "Premier".
O Desporto, especialmente a nível escolar, merece também uma atenção especial, sendo que Cuba é uma das grandes potências olímpicas mundiais. A educação e a saúde, claro, mantém-se como fortes pilares dessa cooperação histórica e nesta última, sendo que há a possibilidade de Cabo Verde conseguir mais vagas para a formação de médicos.
Ainda no domínio da saúde e da educação, o PM quer uma forte parceria entre a Universidade de Cabo Verde e as universidades cubanas.